abc+

ESTEIO

Mutirão de castrações de cães e gatos realiza 100 procedimentos no bairro Santo Inácio

Ação foi organizada pelo Centro de Bem-estar Animal; no ano, já são mais de 800 castrações realizadas no município

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 18/07/2024 às 18h:33 Última atualização: 18/07/2024 às 18h:34
Publicidade

Em mutirão realizado nesta quarta-feira (17), cem cães e gatos foram castrados e esterilizados pelo Centro de Bem-estar Animal (CBEA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) de Esteio. A ação aconteceu no Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio.

LEIA TAMBÉM:

BR-116: Trecho da rodovia em Esteio volta a ter detonação de rocha nesta quinta-feira; veja vídeo

BR-116: Desmontagem de passarela volta a causar bloqueios em Esteio; saiba quando

Mutirão de castrações de cães e gatos realiza 100 procedimentos no bairro Santo Inácio



Mutirão de castrações de cães e gatos realiza 100 procedimentos no bairro Santo Inácio

Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio

De acordo com a SMDEMA, 50 felinos (31 fêmeas e 19 machos) e 50 caninos (40 fêmeas e 10 machos) passaram pelos procedimentos. Para a realização das cirurgias, executadas pela Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), ONG de Cachoeirinha contratada pela Administração Municipal para a prestação do serviço, foi utilizado o Castramóvel do CBEA.

Mais de 800 castrações em 2024

Segundo o CBEA, somente este ano já foram realizadas 857 castrações/esterilizações. No ano passado, 1.188 animais passaram pelos procedimentos encaminhados pelo CBEA.

Atualmente, o serviço é realizado pela Onda e pela Sensis, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar.

Além das castrações, conforme a prefeitura esteiense, em 2024 o CBEA realizou 1.816 atendimentos médico-veterinários, atendeu 2.028 denúncias de maus-tratos e encaminhou 109 cães e gatos para adoção – sendo os maiores números da história. Além disso, o órgão fez o resgate ou apreensão de 77 animais silvestres, segundo maior número realizado em um ano, atrás apenas do que foi feito em 2022 (89).

FIQUE ATENTO: Polo UAB de Esteio abre edital para curso de especialização gratuito em Educação Ambiental

Quem tem direito e como pedir

O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo – de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.

VEJA: Profissionais de Educação Física orientarão usuários em academias ao ar livre de Esteio

Castramóvel foi usado no mutirão de castrações de cães no bairro Santo Inácio, em Esteio



Castramóvel foi usado no mutirão de castrações de cães no bairro Santo Inácio, em Esteio

Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio

Como adotar

Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. A prefeitura informa que, quem quiser adotar um amigo, pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA: 3459-4494 e 98600-8377 – com Luciane.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade