REGIÃO
Mutirão de castração contempla 110 animais em Esteio; saiba como solicitar o serviço
Ação foi realizada na última quarta-feira (14) na Rua Coberta, no Centro
Última atualização: 16/08/2024 08:57
Sessenta e dois cães e 48 gatos de tutores esteienses foram castrados ou esterilizados na última quarta-feira (14) durante um mutirão promovido pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA). Para a realização das cirurgias, executadas pela Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), uma ONG de Cachoeirinha, contratada pela Prefeitura para a prestação do serviço, foi montada uma espécie de “hospital de campanha”, com retaguarda do Castramóvel do CBEA, na Rua Coberta, no Centro.
Somente no ano passado, 1.188 animais passaram por castrações encaminhadas pelo CBEA. Este ano, somando os 110 procedimentos desta quarta-feira, já são 1.120 cães e gatos atendidos. Atualmente, o serviço de castrações/esterilizações é realizado pela Onda e pela clínica Senses, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar os animais.
Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Chuva retorna no fim de semana ao RS; confira como ficam as temperaturas
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (3459-4494 e 98600-8377 - com Luciane).