As delícias preparadas por colonos em suas casas são destaque desta sexta-feira (19) até domingo (21) na área central de Morro Reuter em dois espaços próximos um do outro: no Salão Paroquial Imaculada Conceição e na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer.
CONFIRA TAMBÉM: AONDE IR: Eventos de rua são destaque na programação deste fim de semana pela região
A cidade das lavandas – que aguarda o público no 6º Café da Colônia com programação cultural, exposição de carros antigos e kit café -, terá um ingrediente a mais na edição deste evento. O município da região do Vale Germânico terá seu primeiro museu histórico, totalmente diferente do que os visitantes estão acostumados: é instalado em um ônibus escolar desativado.
A ideia partiu da chefe do Departamento de Cultura, Tânia Goulart e o projeto, que leva o nome de Museu Itinerante – Uma viagem pela história, saiu do papel em menos de um mês com assinatura da arquiteta Silvana Londero.
Ele já estará instalado na praça na sexta-feira, quando a programação do Café da Colônia inicia, mas será a partir das 10 horas de sábado (20) e no domingo que a visitação gratuita estará aberta ao público. “Teremos a mesa posta com os mesmos produtos que serão servidos no Café da Colônia, porque esses produtos surgiram na cozinha do colono”, sublinha Tânia.
“Essa ideia surgiu da vontade que tínhamos de ter um museu em Morro Reuter, que pudesse ir até as comunidades, ensinar as pessoas a conviver com o espaço e a formação de público”, explica. Por isso, o Café da Colônia será o start do projeto, que estará em outros eventos e especialmente nas escolas da cidade.
O que tem no museu itinerante de Morro Reuter?
O ônibus escolar é totalmente adesivado com imagem de casa enxaimel e no seu interior há objetos que fizeram parte da vida dos colonos. No interior, o visitante irá conhecer a reprodução da cozinha e do banheiro, um quarto de banho como era chamado antigamente. .
Entre os objetos estão panela de ferro, máquina de fazer waffle, a lousa (caderno de antigamente), máquina de costura manual, ferro de passar onde a brasa era colocada no interior para aquecer, o chuveiro de lata, batedeira manual, bule, fogareiro, máquina de fazer manteiga, fotos de famílias que escreveram a história da cidade, entre outros objetos da rotina dos antepassados.
A arquiteta explica que na reprodução da casa enxaimel foi usado piso vinílico para lembrar o chão de tábuas, e as paredes foram adesivadas com imagens de uma casa enxaimel real, que tem no Morro Reuter.
Quando o museu estará nas escolas?
O projeto do museu itinerante nasceu especialmente para que estudantes conhecessem a história dos imigrantes alemães. A partir de agosto, ele visitará as instituições de ensino e terá apresentação de documentários e de palestrantes que irão contar a história da cidade.
Quanto custa o kit do Café da Colônia?
Até as 17 horas desta sexta-feira (19) estão à venda antecipadamente cartão do kit café, que custa R$ 42 na hora e R$ 37 antecipado (via Pix da Paróquia Imaculada Conceição. A chave é CNPJ 90831660005338. Depois de efetuar o pagamento, o comprovante deve ser encaminhado para o WhatsApp (51) 3569-1266).
O café será servido das 20h30 às 22 horas na sexta e das 10 às 18 horas no sábado e no domingo, no Salão Paroquial Imaculada Conceição. Também é possível comprar para levar para casa.
Serviço
- Evento: 6ª Edição do Café da Colônia
- Data: 19, 20 e 21 de julho de 2024
- Local: Salão Paroquial Imaculada Conceição e Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, Centro de Morro Reuter/RS
LEIA TAMBÉM
Programação completa do Café da Colônia
Sexta, 19 de julho
- 19h – Abertura oficial – Salão Paroquial
- 19h30 – Apresentação Badin
- 20h30 às 22h – Serviço do Café
Sábado, 20 de julho
- 8h30 – 6ª Rústica do Café da Colônia
– ao lado do Ginásio Municipal - 10h – Início do Café, abertura da feira de produtos coloniais e Arte na Praça
- 10h às 12h – Intervenção com a Herta
- 10h às 12h – Bandinha Típica
- 11h – Banda Marcial do Morro Reuter
- 12h às 14h – Jogos Germânicos
- 14h – Apresentação Danças Folclóricas
- 14h30 às 17h30 – Bandinha Típica
- 15h às 17h – Jogos da Nossa Infância
- 15h às 18h – Musical Banda Baila Baila
- 16h – Apresentação Danças Folclóricas
Domingo, 21 de julho
- 9h30 – Missa Festiva alusiva ao Bicentenário
- 10h – Início do Café, abertura da feira de produtos coloniais e Arte na Praça
- 10h30 – Encontro de Coros – Rota Romântica
- 10h às 13h – Bandinha Típica
- 10h às 18h – Exposição de Carros Antigos
- 12h às 14h – Voz e Violão Paulo Mrovinski – Exposição de Carros Antigos
- 12h às 14h – Musical Mauro Harf
- 12h às 14h – Jogos Germânicos
- 14h – Desfile Temático Rural – R. Independência
- 14h às 16h – Intervenção com a Herta
- 15h às 18h – Bandinha Típica
- 15h às 17h – Apresentação Musical DizRock! – Exposição de Carros Antigos
- 15h às 17h – Jogos da Nossa Infância
- 15h às 18h – Musical Choppão
- 16h – Danças Folclóricas