O Museu da Cultura Hip Hop RS (R. Pq. dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga, Porto Alegre) está com inscrições abertas para a primeira convocatória do Programa Vem Pro Museu. O edital permanente tem o intuito de receber propostas de instituições, coletivos e artistas do hip hop de todo o Rio Grande do Sul, para integrar a programação do Museu, durante os próximos 14 meses.
O Programa Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas: exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. Além disso, um formulário para recebimento de outras propostas também está disponível, para que o museu receba projetos de atividades que não se adequam às normas dos editais.
Para participar desta primeira chamada, os interessados devem se inscrever através das redes oficiais do Museu até o dia 30 de abril. O resultado desta primeira chamada será divulgado dia 6 de maio.
Os projetos inscritos serão analisados por uma curadoria composta por representantes de cada elemento da cultura hip hop: graffiti, breaking, MC, DJ e o conhecimento. O edital Programa Vem Pro Museu é permanente e novas convocatórias serão anunciadas no decorrer do ano.
Incentivo financeiro para projetos
Com o valor total de R$ 270 mil de verba orçamentária, os projetos podem apresentar propostas conforme as normas de cada edital. O Programa Vem Pro Museu faz parte da agenda do Museu de Cultura Hip Hop RS que conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da América Latina dedicado ao movimento.
Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.
O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras.
O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio master da Petrobras. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
LEIA TAMBÉM