abc+

HISTÓRIA

Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul é reinaugurado em Taquara após 15 anos fechado

Reabertura celebra 12 mil anos de história do Rio Grande do Sul

Dário Gonçalves
Publicado em: 06/12/2024 às 22h:05 Última atualização: 07/12/2024 às 12h:47
Publicidade

Após quase 16 anos fechado ao público, o Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul) foi reinaugurado nesta sexta-feira (6) em Taquara. A cerimônia contou com a presença do diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura, Eduardo Hahn, além de autoridades locais e membros da comunidade. O governador Eduardo Leite e a secretária de Cultura Beatriz Araújo, haviam confirmado presença, mas não puderam chegar a tempo devido ao mau tempo.

Após reinauguração, visita guiada mostrou apresentou a mostra que destaca a história do Rio Grande do Sul | abc+



Após reinauguração, visita guiada mostrou apresentou a mostra que destaca a história do Rio Grande do Sul

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A reinauguração marca a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação estrutural e museológica do espaço, realizadas com um investimento de R$ 1,7 milhão do programa Avançar na Cultura. Os trabalhos incluíram reparos estruturais, modernização dos ambientes e instalação de novos recursos técnicos para assegurar a preservação do acervo arqueológico.

LEIA TAMBÉM: Ruas do Centro de Novo Hamburgo têm bloqueios e comerciantes são impedidos de abrir estabelecimentos

“O museu estava fechado há mais de 15 anos, e sempre houve uma vontade da Secretaria de Cultura de reabri-lo, mas nunca houve o apoio do Governo do Estado no sentido de disponibilização de recursos. E essa gestão está tendo uma sensibilidade muito grande com relação à cultura, liberando o recurso não apenas para o Marsul, mas para todas as instituições culturais para a execução dessas reformas”, disse Eduardo Hahn.

Durante o evento, o diretor do Marsul, Cleiton Silveira, destacou a importância da reabertura como um marco na valorização do patrimônio cultural da região, reforçando o papel do museu como um espaço de preservação, pesquisa e educação para toda a comunidade. “O Marsul foi criado a partir do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas, onde esses arqueólogos pioneiros realizaram escavações arqueológicas e pesquisas por todo o estado do Rio Grande do Sul, e também na região amazônica e em vários estados, como Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.”



Inauguração reconta a história do Rio Grande do Sul

Com mais de um milhão de peças no acervo do Marsul, a inauguração contou com uma exposição dedicada a contar toda a história do Rio Grande do Sul, datada de milênios antes dos primeiros europeus chegarem ao Brasil, chamada “História pré-colonial do RS. O passado através das coisas”.

“Nós montamos uma exposição específica para a reabertura que conta os 12 mil anos de história do Rio Grande do Sul. Então nessa exposição a gente tem acervos de diferentes grupos humanos do estado. E essa exposição, com o tempo, vai ser trocada. Temos materiais feitos com cerâmica, em ossos de animais, tem os remanescentes humanos também, materiais feitos em pedra, em concha…, que mostra um pouco da diversidade cultural dos grupos que passaram por aqui”, explica Severo.



Para a prefeita Sirlei Silveira, que esteve acompanhada do vice-prefeito eleito, Delmar Backes, o momento é histórico. “Nós estamos fazendo história porque temos um governo de estado com visibilidade para a cultura, que entende que os investimentos precisam ser feitos. E isso traz um resultado importante para nós, taquarenses”, comemorou.

VEJA MAIS: Secretaria da Cultura vai reavaliar decisão que suspende presença de artistas na Rua Coberta

“Temos o compromisso de assumirmos o governo juntos, no dia 1º de janeiro, com a certeza que a parceria do Governo do Estado seguirá com Taquara, trazendo os recursos e nós transformando a vida do cidadão taquarense”, complementou.

A exposição vai estar aberta de terça a domingo, das 9 da manhã até as 16 horas, com acesso gratuito. O Marsul fica na Avenida Sebastião Amoretti, nº 6310, bairro KM 04.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade