abc+

INTERCÂMBIO

Museóloga de São Leopoldo fala de experiência vivenciada no México

Alice Bemvenuti foi premiada com uma bolsa Ibermuseus de capacitação

Renata Strapazzon
Publicado em: 06/01/2025 às 03h:00 Última atualização: 06/01/2025 às 08h:49
Publicidade

A cidade de São Leopoldo esteve representada, no final do ano passado, no prêmio do Ibermuseus, considerado reconhecimento de máxima competência entre museus e museologia Iberoamericana. Diretora do Museu do Trem, a museóloga, pesquisadora e professora Alice Bemvenuti, foi premiada, em outubro de 2023, com uma das 20 bolsas Ibermuseus de capacitação (BICs).

Alice visitou uma série de museus em oito cidades de diferentes estados mexicanos



Alice visitou uma série de museus em oito cidades de diferentes estados mexicanos

Foto: Acervo Pessoal

Disputavam as bolsas 14 países membros do Conselho Intergovernamental: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. O Brasil recebeu seis premiações.

O projeto vencedor de Alice era intitulado “Gestión, comunicación, educación, sostenibilidad museos ferrocarrileros y comunidad”. Como prêmio, a museóloga foi contemplada com uma residência de 16 dias no México. A experiência foi vivenciada em novembro de 2024. Segundo Alice, a residência, realizada em novembro, deveria ter ocorrido em julho, o que não foi possível por conta do fechamento do Aeroporto Salgado Filho devido aos estragos provocados pela enchente.

LEIA TAMBÉM: Estação São Leopoldo da Trensurb recebe ações de vacinação nesta segunda-feira

“Por isso, foi preciso alterar o período, sendo que por exigência do Ibermuseus deveria ser realizado ainda em 2024”, conta.

No México, ela fez visitas técnicas, reuniões, entrevistas e caminhadas em pátios ferroviários, recintos industriais e conversou com a comunidade ferroviária, além dos técnicos dos museus. Entre os locais visitados por Alice em oito cidades de diferentes Estados mexicanos estiveram o Museo Nacional de los Ferrocarriles Mexicanos em Puebla, o Museo Casa de Piedra em Apizaco e o Centro Cultural del Ferrocarril em Pachuca.

Experiência

“Visitar tantos museus no México me permitiu uma experiência ampla e diversa que envolve gestão, patrimônio, coleções, sustentabilidade e comunidade, de modo geral, envolvendo a comunicação e a educação. O México é um país que tem tecnologia cultural e produção intelectual com profundidade”, afirma.

Reconhecimento ao trabalho

Para Alice, ser contemplada com o prêmio significa reconhecimento. “Inclui reconhecer a minha dedicação profissional qualificada e o trabalho realizado em equipe no Museu do Trem junto à comunidade local e ferroviária, incluindo o que conquistamos por meio do esforço junto a outros museus ferroviários em nível estadual, nacional e na América Latina”.

VIU ESTA?:  Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro

Alice conta que foi informada sobre a seleção por e-mail. “Foi incrível. O prêmio é concorrido e estar entre os vencedores nos dá grande alegria. Ou seja, São Leopoldo também ganha com o conhecimento adquirido neste estágio profissional junto aos museus ferroviários e os profissionais com essa residência de estágio profissional qualificado no México.” Segundo ela, o prêmio custeou toda a residência, o transporte e o plano de trabalho direcionado à prática em sustentabilidade.

Experiência leopoldense compartilhada

Segundo Alice, o final da estadia no México foi no Encontro Nacional de Espaços Culturais e Museus Ferroviários. No evento, ela realizou uma conferência intitulada “Museos ferroviarios en Brasil y sus comunidad”. “Foi quando apresentei o caso brasileiro do Museu do Trem de São Leopoldo.” Segundo ela, o momento foi de uma experiência bastante produtiva.

Alice Bemvenuti em viagem no México



Alice Bemvenuti em viagem no México

Foto: Acervo Pessoal

“Fui recebida com muita atenção, respeito, amorosidade e reconhecimento nos lugares por onde passei.” Após os dias de aprendizado, Alice voltou a São Leopoldo grata por tudo o que vivenciou. “Tenho um agradecimento especial ao Centro Nacional para la Preservación del Patrimonio Cultural Ferrocarrilero (CNPPCF) e a maestra Teresa Márquez Martínez, por coordenar a residência para que eu executasse o plano de trabalho. Ao Conselho Ibermuseus pela oportunidade com o prêmio através da bolsa de capacitação e à Prefeitura de São Leopoldo por ter permitido meu afastamento para essa qualificação profissional”, destaca.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SÃO LEOPOLDO 

“Retorno do México com uma carta de agradecimento do CNPPCF, da Secretaria de Cultura do Governo do México, assinada pela maestra Teresa Márquez Martínez, com manifestação clara de querer seguir em colaboração com o Brasil a partir desta instância”, frisa, orgulhosa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade