abc+

COMBATE AO VÍRUS

Municípios gaúchos começam a receber vacina bivalente contra a Covid-19

Estado recebeu mais de 32 mil doses para a primeira etapa do ano de vacinação

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 10/02/2023 às 16h:01
Publicidade

Começaram a ser distribuídas na manhã desta sexta-feira (10) as doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 que serão aplicadas no Rio Grande do Sul. As 32,4 mil doses chegaram ao Estado na manhã de quinta-feira (9) e foram distribuídas aos governos municipais.

Na próxima semana, o foco da vacinação será em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Com isso, o Rio Grande do Sul busca antecipar o esquema previsto pelo Ministério da Saúde, que previa o começo da imunização a partir do dia 27 de fevereiro.

Doses chegaram ao Estado na manhã de quinta-feira



Doses chegaram ao Estado na manhã de quinta-feira

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

O esquema vacinal criado pelo Ministério da Saúde prevê, neste primeiro momento, a vacinação para grupos prioritários que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O foco do Ministério agora é atender pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência, mas o calendário vai escalonando ao longo dos meses para alcançar outros grupos e foi projetado levando em conta o estoque de vacinas. Com a chegada de novas remessas de vacinas, todos deverão ser vacinados com doses oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde.

O intervalo para reforço com vacina bivalente será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Mesmo com o objetivo de intensificar os vacinados contra o coronavírus, essa doença não é a única que deve receber maior atenção. O governo federal prevê estratégias para aumentar a partir de abril o número de imunizados contra a influenza, o vírus causador da gripe. Além disso, ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas também está prevista.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade