A artista visual Clarissa Silveira teve uma ideia para reunir mulheres artistas cis, trans, pessoa não-binária, negra, quilombola, indígena e branca, do Norte e Nordeste do País, em seu sítio, em Rolante. Ela desenvolveu um projeto que incentiva a arte sob o tema Mata Atlântica, resultando no projeto Imersão Arte na Mata, que está com inscrições abertas até o dia 9 de março. Interessadas devem acessar o link.
Serão selecionadas três propostas com o tema Bioma Mata Atlântica nas modalidades cerâmica, fotografia, instalação, site específico, performance, hibridismos e arte contemporânea. As selecionadas receberão cachê, transporte ida e volta, mentoria, alimentação, hospedagem e recurso para aquisição de materiais.
As atividades criativas junto à natureza ocorrerão no Sítio Libélula, com acompanhamento de artistas curadoras. Além de Clarissa, participarão Cristina Rosa e Daliana Mirapalhete.
Tudo ocorrerá no Sítio Libélula, que fica na localidade de Boa Esperança, em Rolante. O espaço, conta Clarissa, tem paisagens exuberantes, remanescentes da mata e nele há uma proposta de plantio de árvores em sistema agroflorestal. “Acredito que é uma experiência diferente para as participantes que virão de áreas de caatinga e floresta amazônica, biomas totalmente diferentes daqui”, sustenta a artista.
Datas
A imersão de cerâmica será de 1º a 7 de abril, a de arte contemporânea de 15 a 21 abril e a fotográfica de 29 abril a 5 maio.
Oficinas para a comunidade
Além da imersão, as artistas irão ministrar oficinas gratuitas, abertas à comunidade de Rolante e região, de acordo com a sua especialidade. As oficinas, sempre às 14 horas e ocorrerão no Espaço Cultural Municipal de Rolante.
As oficinas de cerâmica no dia 6 de abril; a de arte contemporânea será no dia 20 abril e no dia 4 de maio será a vez da oficina de fotografia.
A produção é do Instituto Trocando Ideia. Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais/MinC/Governo Federal.
LEIA TAMBÉM