abc+

PISTA REVITALIZADA

Mulherada se une e ajuda a colorir pista de skate em Novo Hamburgo

Skatistas do município convidaram 20 grafiteiros para colorir e revitalizar rampas da pista na praça Dimello

ico_abcmais_azul
Publicado em: 30/03/2024 às 20h:33
Publicidade

A estudante de artes visuais Paula Goulart da Silva veio de Rolante, no Vale do Paranhana, para participar da ação de revitalização da pista de skate da praça Dimello, em Novo Hamburgo, promovida por skatistas que frequentam o espaço, neste sábado (30).

Estudante de artes visuais Paula Goulart da Silva deixou gravada sua arte em uma das rampas da pista de skate da praça Dimello | abc+



Estudante de artes visuais Paula Goulart da Silva deixou gravada sua arte em uma das rampas da pista de skate da praça Dimello

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Paula foi uma das três mulheres que participaram da ação voluntariamente. “Tenho conexão com a pintura, mas nunca tinha pintado num espaço público. Essa é a minha primeira vez fazendo uma arte urbana e estou muito feliz em poder participar”, expressa.

A estudante conta que recebeu o convite de uma colega de faculdade pela baixa adesão de artistas mulheres neste encontro. Sua colega seria a única mulher a participar da ação. “Eu vim imediatamente, porque acho muito importante que a mulher esteja no lugar que ela queira estar”, destaca. Paula traduziu este sentimento em sua arte.

Ela retratou a figura de uma mulher, com uma borboleta, em uma das rampas da praça do skate. A borboleta representa a liberdade. Para completar a sua pintura, a artista também deixou grafada uma frase sobre liberdade e poder de escolha. “A arte e o skate transmitem isso”, sintetiza.



Skatistas decidem agir para não deixar pista deteriorar

A mobilização de revitalização da pista de skate localizada às margens da Avenida Nicolau Becker, no bairro Guarani, foi encabeçada pelo skatista Fábio Fonseca Lautert, um dos mais antigos frequentadores do espaço. Ele conta que decidiu agir para não deixar a pista deterior à espera do poder público, como é possível observar em outras áreas de lazer do município.

Fábio Fonseca Lautert é uma dos mais antigos frequentadores da pista e quem encabeçou a revitalização do espaço | abc+



Fábio Fonseca Lautert é uma dos mais antigos frequentadores da pista e quem encabeçou a revitalização do espaço

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

“Fazia um tempo que essa pista não passava por uma revitalização. Então, chamei a turma para fazer a manutenção do local, e hoje estamos encerrando essa ação com a participação de grafiteiros”, conta. Ao todo, 20 grafiteiros responderam ao chamado dos skatistas de Novo Hamburgo.

Lautert explica que as melhorias realizadas no local foram possíveis graças ao engajamento dos skatistas, de artistas voluntários e da doação de material por empresários. O dono de uma loja de tintas, por exemplo, doou a tinta base para fazer a pintura das rampas. “A verdade é que sempre foi o skatista fazendo tudo. Sou um cidadão comum, que só quer proteger a pista”, finaliza.

Skatista de Novo Hamburgo com carreira internacional é homenageado

O skatista profissional Carlos Ribeiro Junior aprendeu a andar de skate na pista da praça Dimello, em Novo Hamburgo, foi homenageado pelos amigos da antiga. Seu rosto foi retratado em uma das rampas pelo artista Felipe Welter da Rosa.

O artista Felipe Welter da Rosa teve a missão de retratar o rosto do skatista profissional Carlos Ribeiro, que hoje vive em Los Angeles, na Califórnia, deu as primeiras voltas de skate na pista da Dimello | abc+



O artista Felipe Welter da Rosa teve a missão de retratar o rosto do skatista profissional Carlos Ribeiro, que hoje vive em Los Angeles, na Califórnia, deu as primeiras voltas de skate na pista da Dimello

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Carlos Ribeiro atualmente mora em Los Angeles, na Califórnia, onde trilha seu caminho no esporte. Carlos é filho de Luis Carlos Ribeiro, em ex-atleta de futebol que dá nome a pista de skate da Dimello.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade