O veranico de maio, com calor acima da média e tempo seco, vai marcar a temperatura da região metropolitana até a sexta-feira (26).
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Metsul, o fenômeno ocorre devido ao bloqueio atmosférico que gera uma massa de ar seco.
“Nos últimos dias, houve o bloqueio da frente fria, isso faz com que tenhamos dias de tempo firme e temperaturas mais elevadas do que o normal para o outono”, explica.
Mudança no tempo
Os dias de sol e calor estão contados. No sábado (27), o tempo muda. Conforme a previsão da Metsul Meteorologia, o fim de semana será marcado por brusca mudança climática.
“Teremos a chegada de uma frente fria que vai trazer chuva com possibilidade de temporal em Canoas e outros municípios da região metropolitana”, destaca Estael Sias.
Segundo a meteorologista, o volume maior de chuva será no sábado. A instabilidade e umidade seguem no domingo (28), porém o destaque será para o frio, com temperaturas mais baixas e vento forte.
LEIA TAMBÉM
Fim de semana
As temperaturas podem despencar cerca de 10°C entre a sexta-feira e o sábado. Em Canoas, a máxima de 31°C passa para 23°C, e no domingo, a previsão aponta máxima de 17°C. Para o fim semana, o acumulado de chuva previsto é de pouco mais de 16 milímetros.
Em Novo Hamburgo, o volume de chuva será maior, cerca de 25 milímetros e temperaturas entre 12 e 21°C.
Em São Leopoldo, a média de chuva será de 14 milímetros, com temperaturas entre 14 e 23°C.