CAMPANHA
Candidato nas eleições de 2024 é investigado na Região das Hortênsias; saiba motivo
Ação foi ajuizada após a identificação de fortes indícios de uso indevido de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha
Última atualização: 18/12/2024 17:14
Uma operação de busca e apreensão, em Nova Petrópolis, foi realizada pelo Ministério Público, nesta quarta-feira (18). A Promotoria Eleitoral da 129ª Zona Eleitoral, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu a medida cautelar em diversos locais, para investigar irregularidades na prestação de contas de campanha de um candidato nas eleições municipais de 2024. O nome do político não foi divulgado.
A busca foi autorizada pelo juiz eleitoral e incluiu a apreensão de documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais. A ação foi ajuizada após a identificação de fortes indícios de uso indevido de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
LEIA TAMBÉM: Processo seletivo com 69 vagas para setor da saúde de Gramado tem inscrições até dia 30; veja como participar
Entre as irregularidades apontadas estão a realização de eventos não comprovados, contratação de serviços sem evidências de execução e possíveis superfaturamentos em materiais gráficos de campanha. A operação também busca verificar a autenticidade de documentos fiscais e a efetiva prestação dos serviços contratados.
Para a investigação do crime de falsidade, a Promotoria Eleitoral também conta com o apoio da Polícia Civil de Nova Petrópolis.
"O Ministério Público Eleitoral reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade no processo eleitoral, garantindo que todos os recursos públicos sejam utilizados de forma correta e responsável", afirma a Promotoria.
VEJA AINDA: Empresas de alugueis de patinetes são notificados sobre regramento de uso em Gramado