PARA TODOS

Veja a programação do primeiro encontro da diversidade de cidade da região

Evento busca acolher não só o movimento LGBTQIA+, como também todos aqueles que se sentem excluídos em sociedade

Publicado em: 26/10/2023 05:00
Última atualização: 26/10/2023 15:05

Surgido em julho deste ano, o movimento Estância Velha da Diversidade, com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura, promove neste domingo (29) o 1º Encontro da Diversidade. O objetivo é escrever um capítulo novo na história do município.

Em 64 anos de fundação, esta é a primeira vez que surge um movimento da Diversidade, assim como um evento público no segmento. O evento ocorrerá a partir das 15 horas, na Praça 1º de Maio.


Movimento Estância Velha da Diversidade surgiu neste ano Foto: Divulgação

“Uma coisa que queremos deixar claro, é que não é uma parada gay. É um evento que contempla a diversidade no sentido literal da palavra. Teremos depoimentos de pessoas que, de alguma forma, se sentem excluídas da sociedade”, comenta uma das líderes do movimento, Sandra Costa.

As atrações contemplarão manifestações artísticas diversificadas, buscando valorizar e acolher todas as nuances culturais existentes na cidade. Além de apresentações artísticas, haverá depoimentos de pessoas que integram o movimento ou se sentem contempladas por esta luta.

Entre elas, a publicitária, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, vice-presidente da ONG Somos Um Só, e atualmente coordenadora de produção da Feevale Play, Alana Petry. Hoje com 33 anos, ela sofreu um acidente aos 15 anos e ficou paraplégica. Por isso, irá falar sobre como foi a sua adaptação e os desafios enfrentados.

Estão confirmadas as presença da Corte da Diversidade do Rio Grande do Sul com o mister Marlon Rodrigues e a miss Naty Voguel, e do diretor da Diversidade do Governo do Estado, Dani Morethson, além de outras personalidades ligadas aos movimentos de todo o Rio Grande do Sul.

“Esta é a primeira de muitas ações que o Diversidade Estância Velha faz. Queremos fazer fóruns de discussão sobre temas relevantes, mas isso fica mais pra frente.”, acrescenta Costa.

A animação ficará por conta do DJ Jonatha da Pro Mix Sonorizações. Haverá também praça de alimentação no local.


Bandeira da Diversidade Foto: Divulgação

Programação (29/10)

  • 15 horas - Roda de Capoeira (Escola de Capoeira Ararirê Oxóssi)
  • 15h30 - Izza Santto (voz e violão)
  • 16h30 - Show Drags (performance)
  • 17h30 - Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel
  • 19 horas - Daii Nunes (voz e violão)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas