Com a expectativa de que mais de 580 mil veículos utilizem a free way para ir em direção ao litoral norte entre sexta-feira (27) e a próxima quinta-feira (2), muitos motoristas devem optar por alternativas, como a RS-040.
Conforme a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o movimento deve aumentar consideravelmente na rodovia, com estimativa de aproximadamente 176,3 mil usuários passem pela praça de pedágio em Viamão.
Outra estrada que pode ser utilizada para ligar a região metropolitana ao litoral norte, especialmente os Vales do Sinos, Caí e Paranhana, a RS-474, deve ter a passagem de 81,3 mil veículos no mesmo período. O fluxo é 98% maior do que no restante do ano.
LEIA TAMBÉM: Tradicional destino do veraneio gaúcho reabre após sete meses
Já quem pretende passar o ano-novo na Serra Gaúcha, a RS-235 em Gramado e São Francisco de Paula, além da RS-115, em Três Coroas, são opções. O fluxo esperado é de 39,1 mil na praça de pedágio de Gramado, e de 39,4 mil em São Francisco de Paula. Em Três Coroas o movimento deve ser ainda maior, com 65 mil veículos nos sete dias.
Os principais horários de pico, que devem ser evitados, serão das 15 às 23 horas de sexta-feira e desde as primeiras horas da manhã até as 22 horas no sábado (28). Para o retorno, o fluxo deve ser maior a partir das 11 horas de quarta-feira (1º) e a partir das 6 horas até as 13 horas de quinta-feira (2).
LEIA TAMBÉM