Trabalhadores do transporte coletivo de Esteio estão em estado de greve desde a noite de terça-feira (20) e poderão paralisar as atividades a partir da próxima segunda (26). De acordo com o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São Leopoldo, Wilson Caetano, a decisão foi tomada em assembleia da categoria.
Segundo ele, os trabalhadores pedem a retomada de direitos retirados durante a pandemia. Entre eles, estão o adicional de 15% sobre o salário base para dupla função e o vale-refeição de R$ 30. Desde o começo da pandemia, conforme Caetano, o vale-refeição diário da categoria passou a ser R$ 20.
Os trabalhadores agora aguardam uma proposta das empresas responsáveis pelo transporte público, que, em Esteio, é operado pela Real Rodovias, que faz o transporte intermunicipal entre Esteio e Porto Alegre, e pela Viação Hamburguesa, que atende ao transporte municipal urbano. “O pedido dos trabalhadores é por algo que eles já recebiam anteriormente. Se não houver uma proposta que atenda a este pedido, a categoria deverá entrar em greve na próxima semana”, pontua Caetano.
A reportagem tenta contato com as empresas responsáveis pelo transporte na cidade.
LEIA TAMBÉM