abc+

ATÉ O FIM DE MARÇO

Motoristas de aplicativos de Sapiranga precisam fazer cadastro para identificar seus veículos

Prefeitura fará adesivagem dos veículos devidamente cadastrados e com situação regular para exercer a função

Carla Fogaça
Publicado em: 20/02/2023 às 16h:56
Publicidade

Até o dia 31 de março, os motoristas de aplicativo que residem em Sapiranga precisam realizar um cadastro para identificar seus veículos. A regularização do carro deve ser feita no Departamento Municipal de Trânsito, na Rua Padre Réus, 229, das 12h30 às 18h30. Conforme o diretor do órgão, Luís Fernando Hanauer, o objetivo do Cadastramento Municipal de Condutores de aplicativos é oferecer mais segurança à comunidade que utiliza desse tipo de transporte e frear as caronas clandestinas, que está previsto na Lei Municipal nº 6.720.

Motoristas de aplicativos de Sapiranga precisam identificar seus veículos



Motoristas de aplicativos de Sapiranga precisam identificar seus veículos

Foto: Freepik

Conforme Hanauer, a ação também permitirá que o município saiba qual o número de profissionais que atuam nesta categoria. O motorista receberá um adesivo, que ficará instalado no vidro dianteiro do veículo, para facilitar a identificação dos usuários. O cadastramento deverá ocorrer anualmente conforme o perfil do condutor, seja ele autônomo ou microempreendedor individual (MEI) e conforme pagamento de taxa para as respectivas funções.

Após entrega de documentação, será feita a análise para posterior adesivagem do automóvel. Segundo Hanauer, os veículos adesivados tornarão o serviço mais seguro ao usuário. “Essa atitude vai beneficiar toda a comunidade, mostrando que aquele condutor está cadastrado perante o município e em conformidade com sua função, evitando assim que as pessoas utilizem de serviços clandestinos de transportes”, explicou.

Documentos necessários

É necessário levar cópia da CNH com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR), cópia do prontuário do condutor expedido pelo Detran com extrato das infrações de trânsito, pontuação e situação da CNH nos últimos 12 meses a ser fornecido pelo Departamento de Segurança e Mobilidade, Certidão Negativa de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal, Vara de Execuções Penais e Distribuição Criminal da Justiça Estadual, com validade máxima de 90 dias, comprovar inscrição como contribuinte individual do INSS e o comprovante de residência.

Além disso, os motoristas deverão apresentar a CRLV em que será prestada a atividade remunerada, apresentar o laudo do veículo de que foi inspecionado por oficina credenciada pelo INMETRO e estar apto à prestação do serviço atendendo os requisitos de segurança, limpeza e higiene, possuir seguro que cubra acidentes de passageiros no valor mínimo de R$ 50 mil, danos a terceiros e seguro obrigatório de DPVAT. O veículo deverá ter idade máxima de dez anos de fabricação, quatro portas e ar condicionado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade