Incentivar a leitura entre os estudantes e também promover a integração das famílias com a escola. Estes são alguns dos objetivos da mostra de trabalhos do Colégio Sagrado, de São Leopoldo, cuja edição deste ano foi realizada neste sábado (9). O evento reuniu atividades feitas pelos 230 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio a partir das leituras obrigatórias do ano.
“Nossa ideia é formar leitores e mostrar a importância da leitura também para as famílias, trazendo-as para dentro da escola”, resume a coordenadora do turno da tarde, Kátia Machado. Segundo ela, que é responsável pela Educação Infantil ao Fundamental 1, que compreende do 1º ao 5º ano, nesta faixa etária os estudantes realizaram trabalho mais lúdicos, produzindo desenhos, pinturas e fantoches a partir dos livros lidos.
Coordenador do turno da manhã, que abrange o Fundamental 2, do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio, Everton Pereira, explica que com os alunos destes níveis foram trabalhadas histórias e, também, clássicos da Literatura focados no Exame Nacional do Ensino Médio. “A partir daí, eles produziram teatro e seminários, que na mostra serão apresentados às famílias”, explica.
Além da exposição dos trabalhos nas salas de aula e corredores do colégio, a mostra contou, também, com um momento de contação de histórias, com a escritora Jane Engel, que levou para o palco a sua personagem Fada Anjane.
LEIA TAMBÉM: Novembro Negro com programação especial em São Leopoldo até o dia 29; confira
Professora do 3º ano, Maristela Berner, conta que os alunos já demonstram grande interesse pela leitura. Com a turminha dela, Maristela trabalhou o livro Drufs, de Eva Furnari, e com base na leitura, os estudantes tiveram de produzir “dedoches” e desenhos. “A gente brinca com o imaginário deles. A leitura é algo muito importante que facilita a forma como eles se relacionam com as outras pessoas e com o mundo”, diz.
Professora do 2º ano, Luciane Silva Negrini, destaca a importância de o colégio incentivar ações com a participação de pais e filhos pelos corredores da escola. “A família é fundamental no processo de aprendizagem por motiva os filhos na leitura e ajuda no desenvolvimento muito mais eficaz da criança”, opina.
Na casa dos engenheiros Farrel Matte, 40, e Luciane Führ, 41, a leitura é incentiva desde muito cedo com os pequenos Gustavo, 7 e Henrique, 5. “Todas as noites contamos historinhas na hora deles dormir”, comenta Matte, que revela ter aprovado a iniciativa da escola em promover a exposição dos trabalhos dos alunos “É uma ação muito positiva”, conta.
LEIA TAMBÉM