LUTO

Morre Pronila Krug, professora, líder comunitária e escritora de Ivoti

Pronila lutava contra um câncer desde 2018; a doença lhe motivou a escrever uma autobiografia, lançada em 2023, onde falou sobre o tema

Publicado em: 15/02/2024 11:51
Última atualização: 15/02/2024 11:52

Professora por mais de 30 anos, líder comunitária e escritora, Pronila Krug morreu, nesta quarta-feira (14), aos 77 anos. O velório acontece na Capela Mortuária de Ivoti, até às 16 horas. O sepultamento de Pronila logo após, no cemitério da comunidade evangélica Trindade, em Ivoti.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Pronila Krug, tinha 77 anos Foto: Roger Kohl

Pronila era casada com Arnildo Krug, 80, e mãe de três filhos: Sandra Krug Kohl, André Krug e Davi Krug. Ela também deixa enlutados cinco netos e dois bisnetos, que eram os seus xodós. “Ontem, desde de cedo, ela insistiu em ver os bisnetos. Levamos os dois no final da tarde, depois, ela descansou”, conta Sheila Schons Kohl, que é casada com um dos netos de Pronila.

Pronila lutava contra um câncer desde 2018. Foi a batalha contra a doença que lhe estimulou a escrever uma de suas três obras literárias, o livro “De cabelos brancos, pronta para tudo”, onde contou como foi viver essa etapa da vida após a chegada da velhice. O livro foi lançado em 2023.

Desde dezembro de 2023, a doença voltou com força, fazendo com que iniciasse uma nova fase no tratamento. Nos últimos dias, as dores e a falta de apetite indicavam o avanço da doença, mesmo assim, ela estava em casa, lúcida. Nesta quarta, após acusar cansaço, foi levada ao hospital local, onde faleceu, por volta das 19 horas.

Uma vida dedicada à comunidade

Pronila teve uma vida dedicada à comunidade ivotiense. Além de servidora pública municipal, onde atuou como professora por 32 anos, foi rainha do Kerb em 1996, membro do Consepro, da Casa da Amizade do Rotary Club e do Conselho Municipal de Saúde. Ela também foi uma das fundadoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Além da biografia, onde contou a luta contra o câncer, Pronila lançou outros dois livros de crônicas, cujos textos eram traduzidos para o hunsrik (Hunsrik Plat Taytx), dialeto alemão. Em 2022, por conta de sua história como escritora, Pronila foi convidada para ser patrona do 4º Festival Literário e 13ª Feira do Livro Escolar de Salvador do Sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas