Faleceu na madrugada desta quinta-feira (22), aos 79 anos, o empresário Silvino Geremia, sócio-fundador e presidente do Conselho Administrativo da Higra e ex-presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL). A causa da morte não foi divulgada.
O velório ocorre no Crematório e Cemitério Ecumênico Cristo Rei. A cerimônia de despedida deve ocorrer às 17 horas. Geremia foi o idealizador das bombas anfíbias e submersas Higra para a captação de fluidos em águas subterrâneas, cuja tecnologia 100% brasileira é utilizada nas três Américas, Ásia, Oceania e África.
Silvino Geremia deixa um legado focado no empreendedorismo, na inovação e no amplo olhar sobre a comunidade. Segundo amigos, era considerado mais que um empresário de sucesso, como também um amigo, um parceiro e um incentivador.
Na Acist, foi presidente de 1988 a 1990. Em nota, a associação lamentou a morte do empresário, relembrando seus feitos à frente da entidade. “Com a vinda da Trensurb para a cidade, Silvino Geremia comandou na ACIST-SL a campanha para que o projeto fosse subterrâneo ou aéreo, para evitar a divisão como a que aconteceu entre Canoas, Esteio e Sapucaia. Como o sistema de telefonia ainda era estatal, ele atuou para arrecadar recursos para comprar um terreno para a CRT e trazer uma central telefônica para o bairro Scharlau. Assim, as empresas localizadas na Zona Norte passaram a ter mais linhas de comunicação”, diz o texto.
“Sua gestão concluiu o projeto do seu antecessor para a construção de uma nova subestação de energia elétrica com recursos totais das empresas, que posteriormente foi doada à CEEE. Esta ação permitiu a conclusão do Distrito Industrial do Bairro São Borja”, completa a nota.
Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel também lamentou a morte de Geremia. Em suas redes sociais, Maciel publicou: “seu Silvino foi um empreendedor que durante décadas contribuiu de forma extraordinária para o desenvolvimento econômico de São Leopoldo. Querido e respeitado por todos, deixará uma grande lacuna na nossa cidade”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags