Morreu na tarde desta quarta-feira (1º) o empresário calçadista Claudio Strassburger, ex-deputado federal e ex-vice-governador. Strassburger tinha 95 anos e faleceu no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo, onde estava internado.
- Saiba quem foi o empresário responsável por levar os calçados gaúchos para o mundo
- Corpo do empresário será velado na Câmara Municipal de Campo Bom; cidade decretou luto oficial
- Corpo do empresário será velado na Câmara de Campo Bom; confira horários
Pioneiro na exportação de calçados gaúcha, é considerado o grande nome que abriu o caminho para o calçado do Rio Grande do Sul e da região no mercado internacional.
Strassburger era natural de Porto Alegre, mas teve forte ligação com o Vale do Sinos e com a Serra. Nascido em 24 de agosto de 1928, foi vice-governador do RS de março de 1983 a março de 1987. Também foi deputado federal e secretário estadual de Indústria e Comércio.
- “Um homem capaz, brilhante”, afirma Jair Soares sobre o empresário e político
- Empresário foi um dos idealizadores e primeiro presidente do IBTeC
- Empresário exportou primeiros 15 mil pares de calçado gaúcho; “Acreditei que conseguiríamos alcançar aquele mercado”
- Empresário aprendeu inglês com adolescente na década de 1960; relembre
Entre os reconhecimentos recebidos ao longo de sua vida está a Ordem do Mérito Militar, concedida pelo presidente Itamar Franco em 1994.
Em 1968, Strassburger foi diretor da Feira Nacional do Calçado (Fenac), uma década depois foi eleito deputado federal pela Arena, um dos dois partidos políticos existentes no Brasil naquele momento. Em 1979 pediu licença do mandato para assumir um cargo no governo gaúcho.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
No ano de 1982 ele foi eleito pelo PDS na chapa de Jair Soares como vice-governador naquela que foi a primeira eleição direta para governador do Estado após 21 anos.
LEIA TAMBÉM