abc+

LITERATURA

Morre o autor de O Quatrilho

Escritor José Clemente Pozenato tinha 86 anos e era natural de São Francisco de Paula

André Moraes
Publicado em: 26/11/2024 às 14h:41 Última atualização: 26/11/2024 às 14h:48
Publicidade

Aos 86 anos, morreu o escritor gaúcho José Clemente Pozenato. Ele foi celebrizado pelo romance O Quatrilho, adaptado para o cinema em filme indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 1996. O autor e professor nasceu em São Francisco de Paula em 22/5/1938 e morreu na segunda-feira (25) em Caxias do Sul, onde estava internado para tratamento cardíaco.

José Clemente Pozenato | abc+



José Clemente Pozenato

Foto: Reprodução Instagram

Nas redes sociais, a família prestou homenagem: “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido José Clemente Pozenato. Hoje é a página mais triste dessa grande história. Hoje, nos despedimos do afetuoso marido, pai, sogro e avô. Hoje, damos adeus ao professor, escritor, poeta e entusiasta da literatura, que tanto contribuiu para com a cultura de nossa região. Seu legado único e as tantas alegres memórias que deixa viverão eternamente em nossos corações.”

Pozenato costumava abordar a temática da zona de imigração italiana no Rio Grande do Sul. O Quatrilho, sua obra mais conhecida, é baseado em uma história real ocorrida na colônia italiana, envolvendo uma traição amorosa que rompe dois casais e cria dois casais novos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade