abc+

NOVO HAMBURGO

Morre idealizador de uma das principais marcas de calçados infantis do Sul do País

Empresário inspirou o filho a fundar a Novopé Calçados, indústria que tem 300 colaboradores atualmente

ico_abcmais_azul
Publicado em: 08/07/2024 às 12h:10 Última atualização: 08/07/2024 às 12h:14
Publicidade

Morreu, aos 80 anos, o empresário José Ferreira da Rosa, idealizador da Novopé Calçados, uma das principais indústrias de calçados infantis da região Sul do País. Seu Zé, como era chamado pela família e colaboradores, inspirou o filho Raul a iniciar a fábrica, no início da década de 1990. A história da Novopé iniciou na garagem da casa do Seu Zé, no bairro Canudos, de Novo Hamburgo.

Empresário José Ferreira da Rosa era casado há 56 anos com Juliana Ferreira da Rosa, 79 anos | abc+



Empresário José Ferreira da Rosa era casado há 56 anos com Juliana Ferreira da Rosa, 79 anos

Foto: Arquivo pessoal

O empresário faleceu na noite da última quarta-feira (3), por complicações de saúde após um período de 30 dias hospitalizado no Hospital Regina. O sepultamento aconteceu no dia 4, no cemitério do bairro Canudos.

Ele deixa a esposa, Juliana Ferreira da Rosa, 79, e os quatro filhos, Raul Ferreira da Rosa, Noeli Maria da Rosa, Jaqueline Beatris da Rosa e Eliane Teresinha da Rosa, além de seis netos.

Natural de Rolante, no Vale do Paranhana, José Ferreira da Rosa mudou-se para Novo Hamburgo na década de 1960, quando se casou com Juliana.

Ao chegar à Capital Nacional do Calçado, encontrou emprego na indústria calçadista e se apaixonou pela arte de confeccionar calçados.

Conforme a filha Eliane, após cumprir a jornada de trabalho na fábrica, seu Zé chegava em casa e ia direto para a garagem, onde criava seus próprios pares de calçados. “Era um hobby que ele tinha. O primeiro modelo foi uma sandalinha. Chegou um dia que meu irmão disse que ia montar uma fábrica e ele deu apoio total”, conta.

“Ele inspirava todos nós”, garante filha

Seu Zé seguiu por um bom tempo como funcionário de uma indústria calçadista até que decidiu largar a função de colaborador para ajudar o filho, Raul Ferreira da Rosa, no novo negócio. O empresário atuou de 1991 até 2013 de forma direta na administração da Novopé.

Depois que se aposentou, seguiu vivendo diariamente o cotidiano da fábrica. “Ele respirava isso daqui. Era nosso conselheiro, nos dava dicas, inspirava todos nós”, revela a filha Eliane, que é diretora administrativa e de marketing da empresa.

Conforme Eliane, seu pai era uma pessoa sábia, que tratava todos de forma cordial e era um exímio técnico na área. “Ele enxergava de longe se algum calçado tinha problemas. É difícil não tê-lo mais aqui”, diz.

Sobre a Novopé

A fábrica da Novopé fica no bairro Canudos e foi construída em um terreno ao lado da casa de Seu Zé. Atualmente, conta com 300 funcionários, que produzem 4,5 mil pares de calçados por dia, cerca de 80 mil pares por mês.

A marca Novopé é consolidada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e está em processo de consolidação para o restante do País. Além disso, a indústria já exporta em torno de 15% da sua produção.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade