OBITUÁRIO
Morre, aos 86 anos, o jornalista Ribeiro Pires, fundador da Revista Rua Grande
Pires faleceu nesta quinta-feira (9), em Garopaba, Santa Catarina
Última atualização: 01/02/2024 15:24
Morreu nesta quinta-feira (9), aos 86 anos, em Garopaba, Santa Catarina, o jornalista Luiz Antônio Ribeiro Pires, fundador da Revista Rua Grande. Formado em Direito, o radialista com talento ímpar participou diariamente da Rádio São Leopoldo, com comentários sobre a cidade e entrevistas, escreveu vários livros e ganhou prêmios literários. Foi editor e diretor da Revista Rua Grande por quase 50 anos. Entre 2014 e 2015, participou de um projeto do Jornal VS chamado "Coluna Rua Grande", publicada sempre às sextas-feiras.
Sua ética e imparcialidade na profissão e seu estilo de escrever inspiraram muitos jovens jornalistas que passaram pela redação da Rua Grande. Foi idealizador da festa maior da comunidade "Os Destaques do Ano", um dos eventos mais aguardados pela sociedade leopoldense. Bairrista e com entusiasmado espírito comunitário criou o lema "São Leopoldo: Fé, Cultura e Trabalho". Participou da Maçonaria, de clubes de serviços e de associações de classe e literárias, assumindo funções de liderança. Foi presidente do Rotary Clube e vice-presidente da ACIST/SL.
Ao longo da carreira, foi agraciado com inúmeras honrarias, sendo, inclusive, homenageado pela Assembleia Legislativa por sua atuação na imprensa gaúcha e leopoldense. Recebeu a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército brasileiro; a Comenda da Ordem Internacional do Descobrimento do Brasil Pedro Álvares Cabral; a Comenda Maria Emília de Paula; a Comenda Carlos de Souza Moraes; entre outras homenagens.
Despedida
A morte de Ribeiro Pires foi confirmada pela família, que não divulgou a causa. O velório será nesta sexta-feira (10), na Capelinha do Centro Histórico, na Praça 21 de Abril, em Garopaba, em horário a confirmar. Ribeiro Pires deixa as filhas Tata e Nana e os netos Nícolas e Valentina.