OBITUÁRIO

Morre a poetisa e escritora Ione Jaeger

Ione faleceu aos 91 anos; ela estava internada no Hospital de Sapiranga

Publicado em: 28/02/2024 15:00
Última atualização: 28/02/2024 15:01

Poetisa, escritora e professora, Ione Maria Rocha Jaeger, morreu na terça-feira (27), aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Sapiranga e a causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos. A cerimônia de cremação ocorreu na manhã desta quarta (28).


Ione Maria Rocha Jaeger Foto: Arquivo pessoal

Ione, natural de Salvador, da Bahia, vivia em Novo Hamburgo desde os 17 anos. Segundo o genro, o contador Nemauro Oscar Walber, Ione foi uma mulher guerreira e batalhadora, tanto na área da educação, como das artes.

Ela recebeu o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo em 2021 pelos relevantes serviços prestamos à comunidade, foi patronesse da Feira do Livro hamburguense em 2006 e ocupou a cadeira 19 da academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves em Porto Alegre.

Em sua homenagem, o 13 de maio, dia de seu nascimento, foi instituído pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo como dia do ativista cultural em homenagem aos trabalhos desenvolvidos nas áreas música, literatura, poesia, teatro e dança.

Ione envolveu-se muito na cultura. Escreveu 10 livros, desenvolveu poesias e foi autora de várias peças de teatro, algumas delas premiadas no Paraná. Ela foi a fundadora da Associação Cultural dos Amigos das artes em Novo Hamburgo.

Na educação, lecionou na Escola Normal Pedro II, Ginásio São Luiz, Colégio Maria das Neves Petry, Polivalente de Canudos e Escola Marista Pio XII. Também foi diretora de Educação em Novo Hamburgo, no governo do prefeito Eugênio Nelson Ritzel.

Ione era viúva. Ela deixa as filhas Maria Helena Rocha Jaeger Walber e Ana Martha Rocha Jaeger Loeblein, além de dois netos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas