Dias após as águas da enchente terem escoado das ruas do bairro São Miguel, em São Leopoldo, moradores da localidade voltaram a conviver com problemas envolvendo alagamentos nos últimos dias.
Desta vez, no entanto, segundo a comunidade, a situação não teria ligação com a chuva. A água escura e com um cheiro forte, semelhante ao de esgoto, empoça num dos lados da Rua Osvaldo Aranha, em frente a um condomínio.
Na esquina com a Avenida Thomaz Edson, a situação piora, sendo impossível a passagem a pé pelo trecho.
“O mau cheiro dentro de casa é horrível. As pessoas para passarem na rua têm de improvisar, colocando pedras ou pedaços de madeira para não pisar na água”, comenta um morador local. Informada pela reportagem sobre o problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) enviou técnicos ao endereço na tarde de terça-feira (25) para verificar a situação.
Segundo o diretor de fiscalização ambiental da Semmam, Eduardo Mattes, a água empoçada na esquina da Avenida Thomaz Edson com a Rua Osvaldo Aranha é oriunda do escoamento dos terrenos lindeiros, possivelmente das últimas chuvas, acumulada no local devido a problemas de drenagem da região, potencializado após período de enchente.
Além disso, segundo Mattes, nas imediações foi identificado, ainda, o bombeamento de água escura e de forte odor do interior de uma empresa para a rede pluvial.
“A empresa foi notificada a encerrar o bombeamento que estava ocasionando cheiro forte bem desagradável na região. O bombeamento foi identificado junto a Avenida Thomaz Edson. O empreendimento é licenciado pela Fepam, sendo este comunicado dos fatos”, explica o diretor.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags