COMUNIDADE

Moradores reclamam da falta de cobertura em pontos de ônibus em Sapucaia

Projeto iniciado no ano passado deve revitalizar 90 paradas até a metade de 2025

Publicado em: 13/01/2025 10:00
Última atualização: 13/01/2025 10:01

Seja em dias de sol e calor intenso ou de chuva, moradores do bairro Boa Vista, em Sapucaia do Sul, que dependem do transporte coletivo sofrem ao ter de esperar pelos ônibus em paradas sem cobertura. Um dos casos ocorre na Rua Santo André, próximo à Praça dos Pinheiros. Moradora do bairro, a balconista Débora Fleischer de Souza, 57, conta que a parada que existia no local foi retirada antes das eleições, em outubro do ano passado.

No bairro Boa Vista, estrutura inacabada fica na na Rua Santo André, próximo à Praça dos Pinheiros Foto: Acervo Pessoal

“Vieram, limparam a rua e tiraram o ponto de ônibus, que estava feio, mas pelo menos era coberto”, conta. “Desmancharam o ponto antigo e não terminaram a colocação de um novo. Agora o pessoal tem de ficar no sol forte ou na chuva esperando o ônibus para ir trabalhar”, lamenta. Além disso, segundo Débora, todo o entulho da parada antiga foi deixado no local.

A falta de cobertura, segundo os moradores, também é um problema em diversos pontos na Avenida Sapucaia, entre eles, próximo à passarela de acesso à Prefeitura, no Centro. "Há muitos ano a parada foi retirada daqui e nunca mais colocaram nada. Temos que esperar o ônibus no meio do mato e da sujeira", conta a atendente comercial Carla Rodrigues, 35.  

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado entrega o projeto de revitalização da Casa do Imigrante

Em julho de 2024, a Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da secretaria de Transporte e Mobilidade, iniciou a troca e modernização dos pontos de ônibus da cidade. Na primeira etapa, 25 novas paradas foram colocadas na área central e em alguns bairros do município. Segundo o diretor de Transporte, Samuel Silva, outras 25 já estão prontas e devem ser colocadas ainda durante o mês de janeiro. Segundo Silva, dentre elas estão as paradas do bairro Boa Vista.

Conforme Silva, ao todo serão instaladas 90 novas coberturas em pontos de maior movimento de usuários dos ônibus no centro e nos bairros. As novas paradas são cobertas e contam com um banco e espaço reservado para cadeirante. “Dependemos da entrega da empresa, mas acreditamos que até o meio do ano todas as 90 paradas estejam instaladas”, projeta Silva.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP 

Em áreas onde as novas coberturas já foram instaladas, como na Rua Coronel Serafim Pereira, no Centro, a resposta dos usuários foi positiva. “Achei moderna, bem bonita e bastante confortável” resume a auxiliar administrativa Márcia Terezinha Dias, 47. “Agora é torcer para que a comunidade respeite e que os vândalos não depredem as novas paradas”, completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas