Desde a última quarta-feira (6), o médico Almi de Magalhães está afastado das atividades na Unidade Básica de Saúde do bairro Lago Azul em Estância Velha. O profissional, que veio ao município através do programa Mais Médicos, atua no local desde a inauguração da UBS há quase três anos. Segundo ele, o afastamento se deve a problemas de saúde.
Magalhães diz ter passado por crises de ansiedade nos últimos meses. Ele enfrenta uma sindicância na prefeitura de Estância Velha e no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) por conta de duas denúncias anônimas sobre sua conduta na UBS. O médico se diz tranquilo quanto ao teor das denúncias, que classifica como “esdrúxulas”.
As supostas reclamações contra o médico seriam de maus-tratos a pacientes, especialmente aos idosos e crianças. Magalhães diz que a sindicância se arrasta há cinco meses na prefeitura. E por conta deste tempo sem uma resolução quanto às denúncias, ele passou a ter crises de ansiedade, o que motivou o afastamento do trabalho.
As denúncias contra o médico já eram de conhecimento dos pacientes do bairro, mas o afastamento dele na última semana acabou mobilizando dezenas de moradores. No domingo (10), um grupo se reuniu na praça ao lado da UBS para colher assinaturas em favor de Magalhães. A ideia dos moradores é entregar ao advogado do médico como forma de apoio à permanência dele na UBS do bairro Lago Azul.
As pessoas que prestaram apoio ao médico, durante a manifestação, ressaltaram a atenção que ele tem para com os pacientes. E todos fazem questão que ele permaneça atendendo no bairro. “Devo minha vida a ele. Foi ele que descobriu minha insuficiência renal. Ele é um médico que realmente se importa com a população”, disse a moradora Marivânia Amaral, que esteve na praça ontem.
Elisete de Freitas Gonçalves é outra moradora que defende Magalhães. “Ele trata com carinho e respeito a nós, idosos. Ele é um médico de família, ele puxa a orelha se a pessoa estiver errada, ele puxa a orelha para colocar nos trilhos. Ele tem pulso firme”, afirma.
Confira a nota da prefeitura na íntegra
“A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde, vem manifestar-se sobre o episódio envolvendo o Sr. Almi Magalhães, médico vinculado ao Programa Mais Médicos do Brasil do Governo Federal, que vem atuando há aproximadamente 2 anos e 6 meses na Unidade de Saúde do bairro Lago Azul.
No final do ano de 2023, a Prefeitura recebeu uma notificação do Ministério Público, sobre uma denúncia anônima contra o profissional. Como a denúncia foi genérica, não muito objetiva e específica – além de ter sido feita de forma anônima – considerou-se prudente abrir um expediente interno para averiguar a situação. Essa foi a primeira vez que uma denúncia envolveu o profissional, com conduta irrepreensível até o momento.
O Dr. Almi Magalhães está atualmente afastado por atestado médico, cuidando de sua própria saúde. Não houve afastamento por parte da Prefeitura e nem se cogita a transferência dele para outra unidade de saúde. Assim que retornar do atestado, o médico retomará suas atividades normais. O expediente de averiguação instaurado está em andamento e deve ser finalizado em breve.
A Prefeitura reitera total confiança em todos os profissionais do Posto de Saúde do Lago Azul, bem como garante direito total ao contraditório e à ampla defesa. O ato realizado no último final de semana foi uma iniciativa da comunidade local em apoio ao profissional, contra a denúncia anônima protocolada junto ao MP.
Christian Silva – Secretário de Saúde”
LEIA TAMBÉM