Alfredo Bender, morador há décadas do bairro Jardim Panorâmico, em Ivoti, lidera um movimento de reivindicações junto à comunidade local. Nesta quarta-feira (30), ele e mais seis moradores estiveram na prefeitura, em reunião com o prefeito Martin Kalkmann, para entregar um documento solicitando obras e fiscalizações por parte do poder público.
“Me reuni com o prefeito há cerca de duas semanas. Nesta reunião, ele pediu para que fôssemos em comissão de moradores, levando as principais reivindicações que nós temos”, comenta Bender.
A principal reivindicação é relacionada à falta de passeio público. De acordo com o documento entregue ao prefeito, 80% das ruas não contam com calçada. Apesar de ser obrigação dos proprietários dos terrenos, os moradores cobram a fiscalização da prefeitura para que isso seja resolvido.
Outras cobranças envolvem a solicitação de asfaltamento completo da Rua das Acácias e do lado de numeração par da Alameda dos Ipês, construção de praças nos terrenos doados ao município, melhorias no cruzamento entre as ruas Henrique Dias e Goetz, revitalização de praças e conserto de ruas esburacadas, projeto de acolhimento de animais abandonados e construção de uma pista de corrida.
Deficiente visual reclama
Um dos moradores que participou da comitiva é Cléber Wagner, 52 anos, que vive há 41 no bairro Jardim Panorâmico. Deficiente visual, a principal reivindicação dele são passeios públicos com acessibilidade. “É importante. A colocação de calçada é necessária para isso. Eu preciso dividir o espaço da rua com os carros, pois não há calçadas. E nos poucos lugares onde existem, elas estão em péssimas condições.”
- SAIBA MAIS: Médico do Samu dava sorvete batizado para esposa dormir e injetar medicamento em dose mortal no pé da mulher
“Tudo vai depender do orçamento”, diz prefeito
“Este grupo se organizou de forma coletiva para trazer as demandas do bairro. Na semana passada, já haviam vindo aqui e pedi que trouxessem uma lista com esses pedidos. Algumas já entram nas ações imediatas, outras precisam passar por análise. Tudo vai depender do orçamento para execução destes serviços”, comentou o prefeito Martin Kalkmann.
Outra demanda levada até o gabinete foi a correção de buracos em algumas vias. Valdir Ludwig, do mesmo partido de Kalkmann, foi eleito prefeito e assume o mandato em janeiro de 2025. Diante disso, o atual mandatário recomendou que os moradores retomem as demandas com ele a partir de março.
LEIA TAMBÉM