DESABASTECIMENTO

Moradores de Sapucaia voltam a ficar sem água após novo rompimento de rede da Corsan

Problema aconteceu no início da tarde desta terça-feira, no mesmo local onde havia sido feito o conserto da rede danificada no fim de semana

Publicado em: 31/01/2023 14:31
Última atualização: 22/01/2024 15:00

Um novo rompimento de rede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Sapucaia do Sul voltou a deixar os moradores sem água nesta terça-feira (31). O problema aconteceu no início da tarde no mesmo local onde a tubulação havia rompido no último fim de semana, e poucas horas depois da finalização do conserto.

Corsan já iniciou conserto no segundo rompimento de rede Foto: Giordanna Valejos/GES-Especial

Nos últimos dias, 12 bairros ficaram desabastecidos por conta do rompimento na área central da cidade, perto do viaduto da Avenida Mauá, sob os trilhos do trem. Em algumas casas, a água voltou somente na manhã desta terça-feira, mas o alívio durou pouco, e outro cano no mesmo trecho se rompeu.

A Corsan informa que atua na solução do problema e que estuda a possibilidade de alterar a travessia desta rede. Não há previsão de conclusão dos trabalhos. A situação afeta milhares de pessoas de bairros como o Sete, Jardim e Vargas, entre outros, que estão há pelo menos três dias sem água para tomar banho, cozinhar, beber ou mesmo para lavar utensílios.

 

Entenda o caso

Rompimento de rede no fim de semana causou falta d'água em Sapucaia do Sul Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapucaia do Sul
No último fim de semana, uma adutora de 350 milímetros, que fica sob os trilhos do trem, após a Estação Sapucaia, rompeu. O problema teria acontecido em uma travessia dentro de tubulação onde a rede foi implantada, e o conserto começou a ser feito ainda no sábado (29).

O acesso ao ponto crítico, porém, foi considerado impossível – não havia espaço suficiente para o reparo do vazamento. A Corsan, então, decidiu instalar uma nova rede na mesma galeria. "Para isso, tivemos que executar peças especiais de adaptação e preparar o local para executar uma nova rede, numa extensão total de 42 metros em local de difícil acesso", informou a Corsan.

Para a realização do serviço foi necessário interromper o abastecimento de água nos bairros: Piratini, Freitas, Silva, Cohab Casas, Cohab Blocos, São José, Anchieta, Encosta da Floresta, Vargas, Colina Verde, Sete e Jardim.

 

Nesta terça-feira, a Companhia informou que "ainda estuda o que teria causado este primeiro evento" e que "vários fatores podem contribuir para este tipo de incidente: excesso de pressão na rede, retomada de abastecimento após parada emergencial, trepidação externa ou movimento do solo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas