Quando a chuva vem mais forte, moradores do bairro Porto Palmeira, em Sapiranga, já sabem que para saírem e voltarem para suas casas, próxima ao Rio dos Sinos, precisarão de um barco. O transporte náutico torna-se a única opção porque a Rua Presidente Kennedy, que liga a zona rural à área central do município, fica completamente submersa. E quem acaba fazendo as viagens, levando os moradores de um lado para o outro com um barco cedido pela Defesa Civil, também é um morador, que atua como voluntário.
De acordo com Jeison Jaques, que possui uma casa no local, a prefeitura iniciou uma obra para elevar a estrada ainda em março, com ajuda de empresários locais. Contudo, de uma hora para outra, o serviço foi interrompido, faltando ainda cerca de um quilômetro de estrada.
“O pessoal sabe que vai água nas granjas de arroz, mas nós queremos poder sair e voltar para casa sem ficar ilhados. Antigamente, precisava chover muito para alagar, mas desde que desmancharam um dique, basta chover um dia forte que já inunda tudo”, afirma.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Irmão de Jeison, Jeferson Jaques, morador da travessa Passo da Cruz, também reclama pelas melhorias. “Na parte que fizeram e deixaram alto, ficou perfeito, mas é preciso terminar”, acrescenta.
Além de não poderem ir e vir, já que a água acaba ultrapassando a altura do peito de um adulto, outro problema é que as crianças acabam não podendo ir à escola. “Às vezes as crianças ficam uma semana ou duas perdendo aula. Tem algumas vilas bem grandes, com muita criança. Então é só terminar a estrada que resolve tudo”, acrescenta Jeison.
A reportagem buscou respostas junto à Prefeitura de Sapiranga sobre esta obra, mas o município respondeu apenas que “está avaliando a situação”.
LEIA TAMBÉM