Moradores de Esteio e Portão já podem realizar o saque calamidade do FGTS. Sapucaia do Sul e São Leopoldo, apesar de também constarem na lista de municípios afetados pela enchente neste mês de maio e integrarem o decreto de calamidade do governo do Estado, e também já terem encaminhado o pedido para liberação do saque, ainda não haviam tido o recurso disponibilizado até a manhã desta segunda-feira (13). A lista dos municípios onde o saque já foi liberado pode ser consultada pelo site www.fgts.gov.br.
O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
O prazo para fazer o pedido vai até o dia 3 de agosto. A Caixa suspendeu a regra que impossibilitava saques em intervalos menores de 12 meses. Com isso, quem foi atingido pelo ciclone de junho do ano passado e sacou o FGTS poderá fazer a solicitação novamente. Em razão do número reduzido de funcionários nas agências, a Caixa solicita que o pedido seja feito pelo aplicativo FGTS, que está disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store. É necessário cadastrar uma senha para acesso ao aplicativo.
Em Esteio, a relação dos locais afetados pela enchente foi divulgada sexta-feira (10). Ela foi construída a partir de relatório da Defesa Civil Municipal e está disponível no site www.esteio.rs.gov.br. Os proprietários ou possuidores (inquilinos ou que detenham a posse) de imóveis que tenham suas residências efetivamente danificadas ou destruídas e que não constem na lista podem, no prazo de 30 dias (até 8 de junho), registrar protocolo junto a Ouvidoria do Município de Esteio, podendo ser procedida de avaliação a critério da Defesa Civil.
Em Portão, conforme o decreto de situação de emergência da Prefeitura, as áreas atingidas pela calamidade no município são: Sertão Capivara, ?São Luís, ?Portelinha, ?Socorro, ?Estrada dos Farias, ?Vila Rica, Areião, ?Rua Ceará, ?Rua Ambrosino Rodrigues da Silva, Rua ?Belém, Rua ?João Luiz de Moraes.
Na manhã desta segunda-feira (13) o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, divulgou um vídeo em suas redes sociais onde ensina como a população deve solicitar o saque do benefício. Confira:
Muita gente me perguntou sobre o Saque-Calamidade do FGTS, que já foi liberado pela Caixa Econômica Federal para os atingidos de Esteio. No vídeo explico um pouquinho sobre como fazer esta solicitação. Se tiver dúvidas, me manda que a gente esclarece. pic.twitter.com/IIK1bJtk4Y
— Leonardo Pascoal (@leo_pascoal) May 13, 2024
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags