IMPASSE

Morador diz que água sai da torneira com cor e cheiro de ferrugem em Sapiranga

Corsan alega que não recebeu ocorrências sobre o assunto e pede que clientes protocolem casos semelhantes

Publicado em: 26/01/2023 08:00
Última atualização: 22/01/2024 10:01

"Água suja e com cheiro de ferrugem" foi como o morador Albino Schmidt, 70 anos, do bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, descreveu a água que saía da torneira da casa dele entre a terça (24) e quarta-feira (25). A água é fornecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, segundo Schmidt, esse aspecto não é algo normal de acontecer. "Eu não me lembro de ter percebido isso antes".

Morador relata cor diferente e cheiro na água Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL


Ainda conforme o relato do morador, na terça pela manhã ele foi pego de surpresa ao abrir a torneira. "A água estava bege, com cor estranha e o gosto de ferrugem ou ferro, não estava normal", diz. Já nesta quarta, a cor bege começou a limpar, mas mesmo assim Schmidt afirma que o gosto ainda permanecia.

Segundo o gestor da Corsan de Sapiranga, Sandro Reolon Zanella, a companhia não recebeu nenhuma notificação de anormalidade por parte dos moradores e afirma que o fato deve ser isolado e devido a alguma interferência.

"Quando consertamos um cano nas ruas existe todo um trabalho e cuidado para evitar que sujeira entre nas redes, mas às vezes ocorre falha no processo e consequentemente a mudança no aspecto da água", explica, pontuando que se o caso fosse devido à estiagem ou algum problema geral, toda a população estaria passando pela mesma situação. "A água é a mesma para o município todo, incluindo cidades da região, como Campo Bom. Então, creio que o motivo dessa anormalidade seja causada por intervenções e consertos", reforça.

Casos precisam ser protocolados

O gestor da Corsan de Sapiranga, diz que casos como estes precisam ser protocolados para que a companhia possa verificar e tomar as providências. “A gente faz um estudo, onde coletamos a água e a partir do resultado conseguimos entender o que ocorreu. Mas, como já disse, não fomos notificados sobre isso”, salienta Zanella.

Zanella recomenda que, em caso de identificar alterações nas características da água, os moradores deixem as torneiras abertas por cerca de dois minutos, usando essa água como reaproveitamento no jardim. Caso a água continue saindo "diferente" após o procedimento indicado, a ocorrência pode ser realizada através do canal de relacionamento da Corsan, que funciona 24 horas, no telefone  0800 646 6444. “É importante relatar os episódios, pois é uma segurança até para o consumidor, porque fica registrado que ele solicitou estudo da água”, diz Zanella.

Sobre o controle semanal da água, o gestor afirma que a última análise de rotina realizada no início da semana, não apresentou nenhum problema na qualidade da água para o município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas