TALENTO DO RS

Morador de Morro Reuter faz "comida de pedreiro" e passa para próxima fase do MasterChef Brasil

Designer de produto, Joanides Júnior, o Xandi, ganhou a colher do show de talento culinário esta semana

Publicado em: 05/05/2023 11:18
Última atualização: 06/03/2024 10:22

O único gaúcho selecionado para o MasterChef Brasil, que estreou na última terça-feira (2), na Band TV, é natural de Canoas e mora há dois anos em um sítio em Morro Reuter, na localidade de Fazenda Padre Eterno.


Joanides Júnior, o Xandi, no MasterChef Brasil Foto: Arquivo pessoal

O designer de produto, Joanides Júnior, o Xandi, que cria conteúdo pelas redes sociais com suas receitas especiais, aos 45 anos, ganhou a colher do show de talento culinário, com um prato que marcou sua vida profissional e o fez passar para a próxima fase do programa, que será apresentada na próxima terça-feira (9).

"Eu gosto muito de 'comida de pedreiro', pois valoriza a minha história", explica. Os jurados experimentaram o prato com polenta cozida no chá de zimbro, costela de porco assada, tomate confit assado e geleia de bergamota.

O prato elaborado no programa não era bem o que comia quando trabalhava de servente de pedreiro para pagar o curso técnico na área de mecânica, mas lhe traz boas lembranças de sua trajetória de vida. "Na marmita eu levava polenta com molho. Era barato, ficava bom mesmo frio, diferente do arroz com feijão. Então esse foi meu prato na profissão que me ajudou a pagar os estudos", comenta.

A paixão pela cozinha começou cedo. Ele conta que acompanhava o trabalho de sua mãe como merendeira na Escola Luterana Comunitária Santa Cruz, no bairro Mathias Velho, em Canoas, onde ele também estudou. Dona Neive, falecida há 20 anos, foi sua inspiração.

Quando ela morreu, Xandi tornou-se voluntário na escola e chegou a cozinhar para mais de 300 crianças em festas. "A partir dali a cozinha passou a ser minha paixão", sublinha, ele acrescenta que foi aperfeiçoando-se com cursos de culinária curtos.

Como hobby, ele cozinha para família, amigos e apresenta seus pratos em conteúdos digitais. "Meu sonho é ter meu próprio restaurante", declara Xandi, que antes de ser consultor em sua área mecânica, foi servente de serralheria, vendedor de picolé, entregador de jornal e motoboy.

Escolhido entre 30 mil inscritos

Xandi se inscreveu em fevereiro e passou por quatro seletivas. Entre os 30 mil inscritos, foi um dos 90 selecionados. Ao apresentar seu prato, garantiu que fosse escolhido novamente, integrando o grupo de 54 pessoas. Na estreia, ele ganhou a colher de MasterChef e passou na prova técnica (cortes de pimentão e laranja).

Na próxima terça-feira (9), inicia a disputa do avental. Quem ganhar leva o prêmio de R$ 300 mil e um curso de culinária na França.

"Sempre assisti Masterchef e fui muito crítico, mas estando lá as nossas certezas desabam. Há chefes te olhando, câmeras por todos os lados, muita pergunta. Tudo muda, as pernas tremem e até a receita some da cabeça, mas estou super confiante. Tenho certeza que nessa próxima etapa do avental irei bem", relata.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas