ORIGENS
Missa rezada em alemão é celebrada em comemoração ao Kerb de Estância Velha
Bispo-emérito Dom Zeno Hastenteufel comandou as leituras e cânticos em língua alemã
Última atualização: 21/04/2024 17:11
A manhã deste domingo (21) começou com uma celebração religiosa como parte das festividades do 41º Kerb de Estância Velha. Celebrada pelo bispo-emérito Dom Zeno Hastenteufel, a Santa Missa de Kerb, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, contou com dezenas de fiéis, que presenciaram um momento diferente: as leituras e os cantos foram todos entoados no idioma alemão.
Alternando entre os idiomas, Dom Zeno explicou que o Kerb teve início com os imigrantes alemães, que se reuniam para compartilhar suas colheitas e confraternizar. “Temos também que agradecer a Deus por esses alemães nos trazerem essa fé, bases éticas e morais”, disse.
O agricultor aposentado, Nelio Reichert, de 83 anos, se emocionou durante a missa, e ao final comentou que seu choro era de alegria, por poder lembrar das origens e dos antepassados. “Apesar do choro, eu estou muito feliz. Em casa, meus pais e meus avós só falavam em alemão comigo e meus irmãos. Foi o primeiro idioma que eu aprendi, depois veio o português por conta da escola. Então, essa celebração da missa em alemão é algo muito especial”, disse ele, que participa todos os anos.
Ao final, a bandinha típica alemã da cidade fez a festa na frente da igreja, convidando a todos para dançarem.
As atividades do Kerb seguem à tarde, com a abertura da bilheteria às 14 horas e das feiras de produtos de artesanato, comercial e o Museu do Kerb. Das 15h às 18h, ocorrem as apresentações folclóricas alemãs e, em seguida, a final do concurso de chopp em metro. Ambos no palco da Praça 1º de Maio.
Comemoração ao Bicentenário
Desde o início do ano a Diocese de Novo Hamburgo, da qual Estância Velha faz parte, tem realizado uma agenda de celebrações em alemão em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Como os primeiros imigrantes chegaram em São Leopoldo e, aos poucos, se espalharam por toda a região, muitas famílias do Vale dos Sinos ainda carregam em seu sangue o DNA deste acontecimento.
Por conta disto, foi montada uma comissão de trabalho para a elaboração, realização e divulgação dos eventos em celebração do Bicentenário da Imigração. Formam a equipe: Dom João Francisco Salm, Dom Zeno Hastenteufel, Irmã Valquíria Vieira da Silveira, Irmã Mônica de Azevedo, Paulo Roberto Staudt, Jéssica Glück, Pe. José Ivo Follmann, Pe. Cláudio Vicente Immig e Pe. Cléber Rodrigues.
Confira os eventos:
- 19 a 21 de abril - 16º Encontro Estadual das CEBs no Centro de Eventos de São Leopoldo, com o tema “CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios da justiça e da amizade social.
- 13 a 19 de maio - 22ª Semana Nacional dos Museus, em São Leopoldo, com programação ainda a confirmar.
- 22 de junho - Simpósio Diocesano sobre Bicentenário da Imigração Alemã, no auditório da Paróquia São Miguel, em Dois Irmãos. Inscrição necessária.
- 7 de julho - Encontro de Coros da Rota Romântica, com missa em Morro Reuter
- 20 de julho - Missa em alemão na Catedral São Luiz Gonzaga, às 17h.
- 25 de julho - Missa alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, às 18h.
- 27 a 29 de agosto - Fórum da Unisinos no Bicentenário da Imigração Alemã.