Temperaturas típicas de inverno voltaram a “dar as caras” aos gaúchos com a chegada de uma massa de ar frio com uma frente fria na retaguarda, que começou a ingressar no Estado na quarta-feira (4).
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Conforme a MetSul Meteorologia, apesar do frio já registrado na quarta e no decorrer desta quinta (5), quando Pinheiro Machado registrou a menor temperatura, de apenas -0,6°C, a madrugada mais gelada deve ser nesta sexta-feira (6).
O tempo mais aberto e com pouca nebulosidade, após a chuva da noite de quarta associada à frente fria, o perfil mais seco da atmosfera e o vento calmo a fraco serão determinantes para que o início de sexta-feira seja mais gelado do que nesta quinta na maior parte do Sul do Brasil.
BR-290: Free way terá bloqueio total a partir da noite desta quinta-feira; veja alternativas
Os meteorologistas preveem que as mínimas devem ficar entre -2°C a 0°C em baixadas do Planalto Sul de Santa Catarina e dos Campos de Cima da Serra. Algumas localidades da metade norte do RS devem ter marcas entre 0°C e 5°C, bem como o interior catarinense. Onde as temperaturas devem ser mais baixas, espera-se geada no começo do dia.
Cidades do oeste e do sul gaúcho podem ter mínimas abaixo dos 5°C. Na capital, a sexta deve começar com mínimas entre 8°C e 9°C no extremo sul de Porto Alegre. No leste, bem como em cidades da região metropolitana, as temperaturas devem descer entre 5°C e 7°C.
LEIA TAMBÉM