O governo do Estado assinou nesta sexta-feira (14) contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a conclusão de de 3.951 casas do programa federal Minha Casa Minha Vida em sete cidades gaúchas. Entre elas estão Campo Bom, que receberá recursos para finalizar 314 residências, e Gravataí, com 50 casas.
Ao todo, a CEF destinará R$ 6,7 milhões para a conclusão das obras da modalidade Entidades, que atende famílias organizadas de forma associativa em cooperativas e associações para a conclusão das obras.
Em Campo Bom, os projetos atendidos serão o loteamento da Cooperativa Habitacional do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Vale do Taquari (Cooperpoli), no bairro Quatro Colônias, junto à Vila Brito, projeto que começou em 2018 e tem pouco mais de 58% concluído.
O outro projeto contemplado é da Cooperativa de Trabalho e Habitação Campo-bonense (Cooperbom), que prevê a construção de 146 casas populares. Localizado no bairro 25 de Julho, próximo a Estrada do Mônaco, o projeto recebeu o nome de Residencial Colina.
LEIA TAMBÉM
Luz no fim do túnel
Presente na assinatura do contrato com a CEF, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), aproveitou o momento para destacar a necessidade de participação do poder público no tema da habitação. “(Temos) Uma carência habitacional de mais de 1,5 mil famílias. A gente sabe, um local onde os imóveis são muito caros, então, se não tiver uma participação efetiva do poder público, a gente não consegue realizar”, afirmou.
Orsi também lembrou as dificuldades de fazer o processo de construção andar nos últimos anos. “Estávamos lá, quando foi 2018 tudo acertado, portaria em dia, pessoas selecionadas, lotes escolhidos, quando chegou na hora não assinamos, infelizmente.” “Então estamos felizes porque acreditamos que essa novela vai ter um final feliz.”
Além de Campo Bom, as cidades de Gravataí, Nova Santa Rita, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão também serão beneficiadas com a injeção de recursos. O governo projeta concluir 3.951 unidades habitacionais em todos os municípios.
O ato de assinatura dos novos contratos teve a presença do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, e do superintendente de rede da CEF, Ricardo Troglio, que estiveram acompanhados de prefeitos e representantes das cooperativas.
- Categorias
- Tags