abc+

DIA VIROU NOITE

Milhares de gaúchos estão sem luz após temporais no RS; confira cidades mais atingidas

Previsão é de que instabilidade continue em grande parte do RS nesta quinta-feira

ico_abcmais_azul
Publicado em: 26/09/2024 às 12h:07 Última atualização: 26/09/2024 às 13h:17
Publicidade

Após os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, mais de 100 mil clientes da RGE e CEEE Equatorial ficaram sem luz no Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira (26).

FIQUE DE OLHO: Famílias são orientadas a deixar casas por risco de rompimento de barragens em Pelotas

Dia virou noite em São Leopoldo e em outras partes do Estado na manhã desta quinta-feira (26) | abc+



Dia virou noite em São Leopoldo e em outras partes do Estado na manhã desta quinta-feira (26)

Foto: Arquivo pessoal

Temporais atingiram o RS desde o dia 19 de setembro, e a previsão é que a chuva continue nas próximas horas. Há alertas da Defesa Civil para vento forte e granizo em parte do Estado.

As cidades mais afetadas até as 8 horas de hoje, conforme boletim feito pela CEEE Equatorial pela manhã, são Camaquã, Pelotas, Canguçu, Porto Alegre e Viamão. Ao todo, 55 mil clientes estavam sem energia em todo RS.

Às 12 horas, o número foi atualizado para 67 mil, em um novo boletim da empresa. Ela afirma ainda que Camaquã é, atualmente, a cidade mais afetada pela falta de energia, por conta das fortes chuvas com raios e ventos durante a quarta-feira (25).

A empresa explica que é preciso fazer uma repriorização das atividades cada vez que novos danos são causados por outro temporal. Atendimentos críticos, como hospitais, postos de saúde, abastecimento de água e segurança pública continuam sendo a prioridade da CEEE.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Quanto à RGE, as principais regiões afetadas são Missões, Planalto e metropolitana, sendo 38 mil clientes sem luz em todo o Estado até o momento, conforme boletim.

A empresa explica que a falta de luz foi causada, principalmente, pelos forte ventos, que jogam galhos e objetos sobre os fios e outros equipamentos.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Equipes extra e apoio

A CEEE afirma ainda que 2 mil profissionais estão atuando para reestabelecer a energia nos pontos afetados. Além disso, mais de 100 equipes extras, com três a cinco colaboradores cada, foram escaladas.

A empresa também está recebendo reforço de equipamentos e técnicos do Grupo Equatorial de Alagoas, Amapá, Piauí e Maranhão, além da RGE, Celesc, Coopernorte e Certel.

A RGE afirma que segue “totalmente mobilizada no atendimento das ocorrências para efetuar consertos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor prazo possível”, segundo boletim.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Como entrar em contato

A CEEE recomenda que a população se afaste de fios e cabos que encontrar caídos no chão e entre em contato com a empresa pelos seguintes canais:

WhatsApp: Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia;

Site: ceee.equatorialenergia.com.br;

Telefone: 0800 721 2333.

A RGE também alerta que a população deve ficar longe de fios que estejam partidos ou galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica. A orientação é acionar imediatamente a empresa e o Corpo de Bombeiros (193).

Para entrar em contato com a RGE por falta de energia, acesse um dos canais de atendimento:

SMS: Envie mensagem com o seu código, que consta na conta de energia elétrica, para o número 27350;

WhatsApp: (51) 99955-0002;

Site: www.rge-rs.com.br;

Aplicativo: CPFL Energia, disponível para Android e iOS;

Call Center: 0800 970 0900.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade