Conteúdo especial | Núcleo 360
Até o sol, tão raro e tímido na região desde a semana passada, apareceu forte e revigorado na manhã desta quinta na inauguração do Parque Ambiental, idealizado pela Ambiental Metrosul na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande, em Canoas. O espaço foi pensado como um local para tornar a aprendizagem sobre o tratamento de esgoto mais atrativa para as crianças, fortalecendo seu papel na construção de um futuro e sociedade ambientalmente mais conscientes.
Voltado à conscientização dos pequenos sobre a importância do saneamento, o espaço, que conta com área de recreação, quadra esportiva e viveiro de mudas, complementa as iniciativas socioambientais do Portas Abertas, oferecendo durante as visitas à estação de tratamento, diversão e educação ambiental em um mesmo lugar.
Com a presença de aproximadamente 70 estudantes de sétimo e quarto anos da EMEF Rio Grande (Canoas) e EMEB Vitorina Fabri (Esteio), em um ato simbólico o diretor-executivo da Metrosul, Fábio Arruda, e o aluno Kauan cortaram a faixa, oficializando o começo das atividades no Parque. Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cris Moraes, e o vereador Gilson Oliveira; o secretário de Meio Ambiente do município, Bernardo Caron, além de representantes das secretarias de Educação de Canoas e Esteio.
“Nosso carinho por este projeto é proporcional à alegria de vê-lo concretizado e à disposição das instituições de ensino como uma importante ferramenta de educação ambiental”, comemora o diretor-executivo da Metrosul. Para Fábio Arruda, o tema saneamento básico e, consequentemente, sua importância à preservação do meio ambiente, é tratado com mais interesse e naturalidade pela geração mais nova. “Estamos plantando as sementinhas com a expectativa de que as crianças sejam embaixadores dessa cultura e disseminem os conhecimentos em seus grupos de convivência desde já”, destaca.
Um passeio cheio de aprendizados
A passagem pelo Parque Ambiental encerra, de forma mais lúdica, a experiência que começa pelas fases preliminares do tratamento, onde as crianças podem observar o estado em que o esgoto chega à estação, passando pelos filtros para a retirada de resíduos mais brutos como areia e parte do lixo que é descartado indevidamente nas redes coletoras (embalagens, plástico, papel, etc).
No tanque de aeração, acontece a fase mais importante e complexa do processo de tratamento. Nessa etapa, as crianças aprendem de que forma as bactérias agem para retirar a carga orgânica do efluente. A próxima parada é no tanque de decantação, onde é feita a separação da parte líquida e parte sólida do esgoto, conhecida também como lodo que, nos leitos de secagem é preparado para a compostagem. Hoje, a Ambiental Metrosul destina as 600 toneladas do resíduo que são geradas mensalmente na ETE para cooperativa agrícola. E, por fim, as crianças observam o esgoto tratado sendo devolvido em plenas condições aos mananciais, contribuindo para a recuperação e preservação dos nossos rios.
Já no Parque Ambiental, os pequenos podem aproveitar, além dos brinquedos e do espaço de recreação ao ar livre, para adquirir outros conhecimentos do ciclo ambiental do saneamento. No viveiro de mudas, por exemplo, sabem mais sobre compostagem orgânica, tanto com a utilização do lodo como matéria-prima.
Local pode ser visitado por escolas de toda região
Em dois anos e meio de atuação da Parceria Público-Privada na região metropolitana de Porto Alegre, em torno de 280 crianças já conheceram mais sobre o tratamento de esgoto e o ciclo do saneamento em visitas do programa Portas Abertas nas principais estações administradas pela Ambiental Metrosul. Secretarias de Educação e instituições de ensino interessadas em visitar o Parque Ambiental, oferecendo aos alunos uma experiência diversificada de conscientização ambiental, podem agendar as atividades junto à área de Responsabilidade Social da empresa no Whatsapp 51 99666-1004.
LEIA TAMBÉM
Sobre a Ambiental Metrosul
Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.
- Categorias
- Tags