BRASIL-ALEMANHA
MERCADO: Oportunidade para jornalistas da região trabalharem na Alemanha por dois meses
Internationale Journalisten-Programme (IJP) seleciona jornalistas formados com idades entre 25 a 38 para serem bolsistas
O Internationale Journalisten-Programme (IJP) - Programa Internacional de Jornalistas - vai selecionar profissionais da América Latina para um período como intercambistas e bolsistas na Alemanha, em maio e junho de 2024, com apoio do Ministério das Relações Exteriores alemão, de fundações e de empresas privadas. A iniciativa é divulgada pelo Consulado Geral da Alemanha no Brasil. O objetivo do programa é estreitar as relações entre a Alemanha e os países latino-americanos, além de oportunizar que jornalistas formados tenham a oportunidade de ganhar uma bolsa para atuarem como redatores-visitantes em veículos de comunicação alemães e ao mesmo tempo serem correspondentes para suas redações no Brasil.
"É uma excelente oportunidade que reforça a relação entre os países. O Rio Grande do Sul é especial. Estou em Porto Alegre desde agosto e, até agora, quase todas as pessoas que encontro têm algum laço com a Alemanha. É difícil encontrar alguém que não tenha", destaca o cônsul-geral para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Bogdahn.
Os requisitos são ser jornalista formado (estudantes não podem se candidatar), ter idade entre 25 e 38 anos, com bons conhecimentos em língua alemã (em casos especiais, fluência em espanhol ou inglês podem ser suficientes). Os candidatos também já devem trabalhar em tempo integral como jornalistas ou correspondentes em veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou on-line), ou seja, não são aceitos freelancers.
Dúvidas ou mais informações?
As dúvidas mais frequentes podem ser esclarecidas no site www.ijp.org/latino. Para esclarecer outras perguntas ou obter mais informações, o contato pode ser feito diretamente com a coordenação do programa, Sebastian Erb e Yaotzin Botello, pelo e-mail latino@ijp.org.
A coordenação não recebe candidaturas diretamente.
O que é a bolsa?
A bolsa consiste na quantia de 3,5 mil euros. Com esse valor, o bolsista deve cobrir as suas despesas de viagem, alojamento e alimentação na Alemanha. A IJP não se responsabiliza por gastos extras. O trabalho durante o estágio não será remunerado pelo veículo de mídia da Alemanha.
Como se candidatar:
Interessados devem enviar arquivo único em PDF contendo currículo em alemão, uma carta (de preferência em alemão ou em inglês caso não seja possível, com no máximo 3,5 mil caracteres), explicando três aspectos: a motivação para a participação no programa, o interesse na Alemanha e no veículo onde deseja ser atribuído (somente redações em Berlim). Jornalistas de televisão devem explicar também como pretendem produzir reportagens na Alemanha.
Também é necessário incluir três cópias de textos publicados que atestem a capacidade profissional. Se o candidato trabalhar em rádio ou televisão, é preciso anexar links de Internet onde trabalhos possam ser encontrados.
A IJP e as redações alemãs não podem disponibilizar câmeras e material audiovisual necessário.
O prazo para candidaturas é até o dia 15 de dezembro de 2023.
O arquivo único deve ser enviado à assessoria de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo de onde a pessoa interessada reside. Candidatos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem encaminhar o e-mail ao Consulado Geral em Porto Alegre, aos cuidados de Verônica Kühle: info@porto-alegre.diplo.de.
Não serão consideradas candidaturas que forem encaminhadas por outros meios.
Caso o candidato chegue à fase final da seleção, deverá comparecer ao Consulado Geral para uma entrevista.