TÍTULO EM DOSE DUPLA

Menina de Novo Hamburgo é campeã brasileira de Patinação Artística

Conquistas no Brasileiro de Patinação podem levar atleta de Novo Hamburgo à seleção brasileira

Publicado em: 23/02/2024 14:58
Última atualização: 26/02/2024 10:57
Uma moradora de Novo Hamburgo, de apenas 9 anos, é um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2024, que acontece desde o dia 19, no município de Venâncio Aires. Até o momento, Antônia Homem Cornely conquistou duas medalhas de ouro na competição, que segue até o dia 2 de março.
Antônia Homem Cornely mora na Lomba Grande com a família Foto: Divulgação
A principal conquista foi o 1º lugar na modalidade livre tots Classe Internacional 2024, vitória que lhe dá o status de campeã brasileira da categoria. O título veio durante prova realizada no começo da tarde desta sexta-feira (23). Com uma diferença de 8 pontos, a patinadora mirim de Novo Hamburgo desbancou a segunda colocada: Antônia somou 26.97 pontos, contra 18.86 pontos de Melissa Machado. Além delas, outras quatro meninas participaram desta etapa. Antes de conquistar o título brasileiro, Antônia também foi campeã na modalidade solo dance tots Classe Internacional 2024, no dia 21. Na oportunidade, ela também venceu a competição com folga ao somar 27.24 pontos, dois pontos a mais que a segunda colocada, a atleta Luiza Rauber, que terminou a prova com 25.54 pontos. Ao todo, 15 meninas participaram desta etapa do campeonato. “Me sinto muito bem, muito feliz por estar aqui, competindo e fazendo o que mais gosto. Também fico feliz pelos meus treinadores, que me ensinam muito bem, e pela minha torcida, que é a turma da Patinart e minha família”, disse Antônia.

“Estou sentindo um orgulho inexplicável”

A atleta, que é aluna do quarto ano da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, pratica patinação na escola Patinart de Novo Hamburgo desde os três anos. Segundo a mãe, Cintia Cristina Homem Cornely, o interesse pelo esporte começou quando a família foi a um shopping de Canoas e Antônia viu a pista de patinação no gelo que recém havia inaugurado. “Ela nem chegou a brincar lá, mas demonstrou interesse na patinação e fomos atrás de uma escola”, revela a mãe da atleta, que está com a filha em Venâncio Aires.
Antônia (C) foi a campeã brasileira nas modalidades livre tots e solo dance tots Classe Internacional 2024 Foto: Divulgação
Após conquista em dose dupla, a mãe não esconde o sentimento de alegria em poder compartilhar esse momento com Antônia. “Estou sentindo um orgulho inexplicável, mas também fico muito feliz em ver o resultado do comprometimento dela, que deixou de lado um passeio para treinar”, disse. Cintia conta que a família abriu mão das férias para que a filha pudesse seguir a rotina diária de treinos. A preparação para o campeonato brasileiro iniciou no segundo semestre de 2023.

Antônia coleciona medalhas, mas só agora poderá chegar a Seleção

Em sua curta carreira, Antônia coleciona medalhas: são mais de 20 conquistadas até o momento. Contudo, essa é a primeira vez que a atleta mirim compete na Classe Internacional. Brasileiros barrados na Argentina? Apesar de acordo entre países, turistas têm encontrado dificuldades Os dois títulos obtidos no Brasileiro de Patinação deste ano lhe dão a chance de ser convocada para integrar a seleção brasileira de Patinação Artística. Essa convocação, contudo, depende da equipe técnica da seleção.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas