Uma moradora de Novo Hamburgo, de apenas 9 anos, é um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2024, que acontece desde o dia 19, no município de Venâncio Aires. Até o momento, Antônia Homem Cornely conquistou duas medalhas de ouro na competição, que segue até o dia 2 de março.
A principal conquista foi o 1º lugar na modalidade livre tots Classe Internacional 2024, vitória que lhe dá o status de campeã brasileira da categoria. O título veio durante prova realizada no começo da tarde desta sexta-feira (23). Com uma diferença de 8 pontos, a patinadora mirim de Novo Hamburgo desbancou a segunda colocada: Antônia somou 26.97 pontos, contra 18.86 pontos de Melissa Machado. Além delas, outras quatro meninas participaram desta etapa.
Antes de conquistar o título brasileiro, Antônia também foi campeã na modalidade solo dance tots Classe Internacional 2024, no dia 21. Na oportunidade, ela também venceu a competição com folga ao somar 27.24 pontos, dois pontos a mais que a segunda colocada, a atleta Luiza Rauber, que terminou a prova com 25.54 pontos. Ao todo, 15 meninas participaram desta etapa do campeonato.
“Me sinto muito bem, muito feliz por estar aqui, competindo e fazendo o que mais gosto. Também fico feliz pelos meus treinadores, que me ensinam muito bem, e pela minha torcida, que é a turma da Patinart e minha família”, disse Antônia.
“Estou sentindo um orgulho inexplicável”
A atleta, que é aluna do quarto ano da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, pratica patinação na escola Patinart de Novo Hamburgo desde os três anos. Segundo a mãe, Cintia Cristina Homem Cornely, o interesse pelo esporte começou quando a família foi a um shopping de Canoas e Antônia viu a pista de patinação no gelo que recém havia inaugurado. “Ela nem chegou a brincar lá, mas demonstrou interesse na patinação e fomos atrás de uma escola”, revela a mãe da atleta, que está com a filha em Venâncio Aires.
Após conquista em dose dupla, a mãe não esconde o sentimento de alegria em poder compartilhar esse momento com Antônia. “Estou sentindo um orgulho inexplicável, mas também fico muito feliz em ver o resultado do comprometimento dela, que deixou de lado um passeio para treinar”, disse. Cintia conta que a família abriu mão das férias para que a filha pudesse seguir a rotina diária de treinos. A preparação para o campeonato brasileiro iniciou no segundo semestre de 2023.
Antônia coleciona medalhas, mas só agora poderá chegar a Seleção
Em sua curta carreira, Antônia coleciona medalhas: são mais de 20 conquistadas até o momento. Contudo, essa é a primeira vez que a atleta mirim compete na Classe Internacional.
Os dois títulos obtidos no Brasileiro de Patinação deste ano lhe dão a chance de ser convocada para integrar a seleção brasileira de Patinação Artística. Essa convocação, contudo, depende da equipe técnica da seleção.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- Antônia Homem Cornely
- atleta mirim
- campeonato brasileiro de patinação
- Campeonato Brasileiro de Patinação Artística
- LIVRE TOTS CLASSE INTERNACIONAL 2024
- Medalha de Ouro
- MORADORA DA REGIÃO
- moradora de novo hamburgo
- NOVO HAMBURGO
- patinação artística
- patinação no brasil
- patinação novo hamburgo
- patinadora brasileira
- patinadora mirim
- Recomendadas pelo Editor
- seleção brasileira de patinação
- VENÂNCIO AIRES