abc+

LUTA PELA VIDA

Menina da região passa por transplante de medula, mas ainda precisa de doações de sangue; veja como ajudar

Catarina Kieling está internada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Dário Gonçalves
Publicado em: 08/08/2024 às 22h:20 Última atualização: 09/08/2024 às 17h:30
Publicidade

A jovem Catarina da Silva Kieling, de 7 anos, recebeu um transplante de medula nesta quarta-feira (7). A menina, natural de Montenegro, foi diagnosticada com linfoma em 2021 e havia terminado o tratamento em agosto do ano passado. Porém, em janeiro deste ano, Catarina foi diagnosticada com mielodisplasia secundária e, em julho, a doença evoluiu para Leucemia Mielóide Aguda.

Catarina foi diagnosticada com linfoma aos 4 anos de idade | abc+



Catarina foi diagnosticada com linfoma aos 4 anos de idade

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a mãe, Aline Cecília da Silva, Catarina está se recuperando e segue internada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. “Ela está estável, com um pouco de dificuldade para respirar devido a hiper hidratação, que é protocolo no tratamento do transplante. Mas estão cuidando de tudo. Catarina está com acúmulo de líquido nos pulmões e está com auxílio de oxigênio”, contou.

Leia mais: ONDA DE FRIO: Vai nevar? Ar polar faz temperatura despencar nesta sexta-feira no RS; veja o que esperar

Catarina possui um sangramento intestinal, fazendo com sejam necessárias muitas doações de sangue. E como houve o transplante, a menina está com baixa imunidade, o que lhe impede de realizar alguns tratamentos. Por isso, a família intensifica o pedido de sangue de todos os tipos.

Como ajudar

As doações devem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em nome da menina. “Por enquanto, ela é tipo B +, mas após o transplante terá o sangue do doador. Mas todos os tipos são bem vindos”, explica a mãe.

Veja também: AEROPORTO: Salgado Filho volta a vender passagens neste mês; veja detalhes

Um dos procedimentos que podem ser feitos chama-se enteroscopia, que custa em torno de 20 mil dólares, segundo a família, e por isso também são aceitas doações em dinheiro pela chave pix: 054.117.650-13. A história de Catarina também pode ser acompanhada pelo instagram @caca.kieling.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade