abc+

MEMÓRIA DA TRAGÉDIA

Memorial às vítimas da Boate Kiss começa a ser construído nesta quarta-feira

Prédio da boate passará por reformas para prestar homenagem aos mortos e feridos no incêndio de 2013

Eduardo Amaral
Publicado em: 09/07/2024 às 21h:04 Última atualização: 09/07/2024 às 21h:05
Publicidade

Com o objetivo de trazer um novo significado para o prédio onde ficava a Boate Kiss, em Santa Maria, começa nesta quarta-feira (10) as obras que irão transformar o local em um memorial dedicado aos 242 mortos e feridos no incêndio do dia 27 de janeiro de 2013. Para marcar a data, familiares das vítimas e autoridades realizarão um ato simbólico pela manhã em frente ao prédio, localizado na Rua dos Andradas, no Centro da cidade.

Depois de 11 anos, prédio onde aconteceu o maior incêndio da história do Estado começa a ser reformado para abrigar o memorial em homenagem às vítimas | abc+



Depois de 11 anos, prédio onde aconteceu o maior incêndio da história do Estado começa a ser reformado para abrigar o memorial em homenagem às vítimas

Foto: Nathália Schneider/Diário de Santa Maria/Arquivo

Os primeiros tapumes já foram colocados ao redor do prédio. Em um deles é possível ler a frase “Desfazer a ruína e construir a memória”, que resume o desejo da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) de trazer um novo significado para o local palco do maior incêndio do Rio Grande do Sul.

Para preparar a cerimônia marcada para às 9 horas, a Rua dos Andradas será bloqueada a partir das 5 horas, com liberação prevista apenas para às 16 horas. O projeto é assinado por nove arquitetos do Estúdio 41, sediado em Curitiba.

A proposta prevê que os nomes das 242 vítimas do incêndio sejam grafados nas paredes do prédio. Além disso, está prevista também a abertura de um percurso no qual os autores do projeto buscam criar um clima de reflexão.

Indefinição

O memorial às vítimas começa a ser construído em meio à indefinição sobre o futuro do julgamento dos réus apontados como responsáveis pela tragédia. Após a anulação do primeiro julgamento, realizado em dezembro de 2021, o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que havia marcado um novo júri para o dia 26 de fevereiro.

Construção do memorial recebe recurso  | abc+



Construção do memorial recebe recurso

Foto: Reprodução

Contudo, no dia 9 de fevereiro o ministro Dias Toffoli decidiu suspender o novo julgamento motivado por pedidos da própria AVTSM que, assim como o Ministério Público (MP/RS), esperam ainda ver o Supremo referendando o primeiro júri.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade