A melancia é uma das frutas queridinhas do verão e é bastante consumida in natura e como suco. Nas cidades de Parobé e Taquara, no Vale do Paranhana, a melancia é a estrela de eventos que ocorrem em janeiro.
Em Parobé, a 19ª Festa da Melancia iniciou na última quinta-feira (9) e segue até o dia 19 de janeiro com programação que inclui shows e a comercialização de outros produtos coloniais, além de plantas e a área gastronômica.
Os produtores rurais Ana Carolina Kohlrausch, 19 anos, e Wellington Jardel dos Santos, 28, estão animados com as vendas deste ano. “Tem muito público na hora do show e vendemos bem até de noite. Vendemos a melancia inteira e também em fatia. A produção foi boa, deu muita melancia e estão bem graúdas”, conta Ana Carolina.
A alta na produção realmente reflete no evento. De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Marcelo Pereira, a expectativa é de superar a venda de 2024, que ficou em 800 toneladas. “A cada ano a festa se supera. Em anos anteriores até faltava fruta, mas desta vez foi produzida muita melancia. A fruta amadureceu no tempo certo”, relata o secretário municipal, que também destaca as outras atrações.
“Abrimos o espaço às 9 horas com música ambiente. O pessoal vem com seu chimarrão, toma o suco de melancia, compra a melancia fatiada e come aqui mesmo. E de noite temos shows com as melhores bandas do Estado. É um evento para toda a família”, ressalta Pereira.
A pequena Aurora Caliari, 3, aproveitou o evento neste sábado (11). “Eu gosto muito de melancia”, comenta. A menina mora em Porto Alegre, mas visita a avó, que reside em Parobé. “Eu moro na cidade há cinco meses, vim a trabalho. Não poderia deixar de vir na festa mais famosa de Parobé. Estou achando maravilhoso”, diz a gerente de posto de gasolina, e avó da Aurora, Rosane Caliari, 54.
Na Feira da Melancia de Taquara, os produtores também oferecem a fruta inteira, fatias e o suco geladinho feito na hora. A produção de Eraci da Silva, 72, e Flavia Cruz, 59, faz sucesso com os moradores e visitantes. “A produção foi muito boa. O clima ajudou bastante. Meu diferencial é não ter veneno na plantação e cuido também para não colocar muito adubo”, relata Eraci.
Na banca do João Francisco Farias Gonçalves, 53, e Maria Celia Correia, 62, a melancia inteira pode ser encontrada entre R$ 10 e R$ 30. “Temos fatia também. Mas o pessoal compra mais a inteira. Vou participar da feira enquanto houver melancia. A minha produção mesmo vai até fevereiro”, detalha Gonçalves.
O evento em Taquara também é organizado pela prefeitura e ocorre diariamente até 31 de janeiro na Rua Coberta da cidade, das 8 às 20 horas.
LEIA TAMBÉM