abc+

NEGÓCIO

MEI: Anunciada importante mudança para o microempreendedor individual no RS

São mais de 400 mil MEIs que contribuem com o ICMS no Estado

Juliano Piasentin
Publicado em: 12/09/2024 às 13h:54 Última atualização: 12/09/2024 às 14h:16
Publicidade

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão uma nova inscrição a partir de outubro. Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), todos os profissionais autônomos que contribuem com o ICMS passarão a ter Inscrição Estadual (IE). A medida inclui mais de 400 mil MEIs e o número será gerado automaticamente pela Receita Estadual (RE).

LEIA TAMBÉM: “A gente foi pego de surpresa”, diz secretário de Turismo sobre fechamento da tirolesa mais alta do continente

Secretaria da Fazenda do RS  | abc+



Secretaria da Fazenda do RS

Foto: Alex Rocha/ Arquivo-Secom

Visando antecipar o conhecimento dos empresários, a nova identificação já está disponível para consulta. No entanto, a vigência das inscrições começa apenas no dia 1º de outubro.

A novidade na documentação não vai exigir obrigações tributárias aos microempreendedores, sendo assim, os valores de impostos continuam os mesmos, da mesma forma o preenchimento da documentação.

Segundo a Sefaz, a numeração é adotada pela maioria dos estados brasileiros e a mudança foi desenvolvida para expandir as oportunidades de negócios, principalmente transações interestaduais. O órgão estadual explica que, atualmente, boa parte dos empreendedores encontram dificuldades para vender produtos em marketplaces ou participar de feiras.

Isso ocorre porque as plataformas e organizadores exigem a Inscrição Estadual. “A intenção é simplificar o processo de conformidade tributária dos MEIs, o que também terá impacto na justiça fiscal e no fortalecimento da concorrência dentro do Estado. Era uma demanda antiga de diversos setores produtivos”, complementa o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Portal MEI

No dia 1º de outubro o Portal do MEI será lançado pela Receita Estadual. A plataforma concentrará diversas informações sobre a gestão da empresa, como o histórico de documentos fiscais.

*Com informações da Secom 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade