O Mega Domo, considerado o maior domo inflável para entretenimento da América Latina, surpreendeu moradores e condutores que passaram pela entrada de Canela, na manhã desta segunda-feira (23). A estrutura foi desinflada durante a madrugada.
A surpresa se dá após o local ser envolvido em processos judiciais e estar desativado desde o encerramento da última temporada de Natal, quando o local recebeu a primeira edição do espetáculo Viagem de Natal.
Em nota divulgada à imprensa, a empresa Histórias Incríveis Entretenimento comunica que a desinflagem “visa a sua manutenção”. Ainda, “que o procedimento foi retardado até então em função das condições climáticas severas e frequentes nos últimos meses. Este procedimento depende de uma janela de dias de sol (ou sem chuva), em sequência a ser realizado”, diz o comunicado.
O texto termina informando que “neste ano de 2023, infelizmente não teremos a operação do nosso aclamado espetáculo Viagem de Natal. O mesmo está sendo reformulado, ampliado e será relançado em 2024”.
A reportagem do Jornal de Gramado entrou em contato com a direção, que esclareceu pontos sobre a manutenção. “Baixamos para limpar o domo, depois de limpar, a ideia é inflar novamente. Vamos resolver sobre a operação ainda ali ou não, mas descemos para limpar”, revelam.
Relembre o caso
Em março deste ano, a 2ª Vara Judicial da Comarca de Canela determinou em despacho que a atração, situada entre as margens da RS-235 com a RS-466, fosse desmontada e retirada do local em até 30 dias. A decisão também solicitava que se cessasse qualquer tipo de lançamento de efluentes não tratados na rede, provenientes ou não da estrutura.
Já um mês depois, em abril, a 4ª Câmara Cível de Porto Alegre decidiu pela suspensão da medida judicial que determinava a obrigatoriedade de desmontagem. O Hotel Sky, um dos réus e empresa proprietária do terreno onde o atrativo foi montado, entrou na época com um agravo de instrumento na Justiça da capital.
Vale ressaltar que, desde outubro de 2022, tramitava no Ministério Público um inquérito civil, que deu início a partir de um abaixo assinado realizado por moradores das proximidades do domo. Sons altos, problemas viários e edificação em local indevido foram argumentos trazidos.
O Domo
O projeto inovador uniu teatro, música e muita tecnologia, com investimento de cerca de R$ 21 milhões. A Viagem de Natal contou com parcerias com empresas renomadas mundialmente, como é o caso da Dolby Surround, a responsável pelo som dos mais importantes cinemas do mundo inteiro.
O complexo contava com três áreas, sendo que o maior dele se equivale a um prédio de dez andares e recebeu uma iluminação artística desenvolvida especialmente para o espaço. O domo é inflado e o ar era renovado a cada uma hora.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags