NO VALE DO SINOS
"Me engana que eu gosto": Músico que criou jargão brasileiro se apresenta na região; saiba motivo da letra
Música de Marquinho Sathan completou 40 anos em 2024, o que faz passagem pela região ainda mais especial
Última atualização: 05/08/2024 16:35
A escola de samba mais antiga em atividade em Novo Hamburgo receberá Marquinho Sathan, 68 anos, na noite de sábado (10). Neste ano, que completa 50 anos de carreira, "o operário de samba e sambista por profissão", como se autodenomina, terá um motivo a mais para sua apresentação cair nas graças de quem o assisti-lo.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
É na Cruzeiro do Sul, patrimônio histórico imaterial de Novo Hamburgo, que o compositor e produtor musical cantará "Me engana que eu gosto", refrão de seu samba que virou jargão na boca do brasileiro. Neste ano, a música completa 40 anos.
Marquinho será a atração nacional do Encontros do Samba. A programação (leia abaixo) inicia às 17 horas, e Marquinho sobe ao palco às 22 horas, antes do homenageado e aniversariante, o Nego Biro.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
"A vinda do Marquinho Sathan a Novo Hamburgo no ano em que completa 50 anos de carreira e no aniversário do sambista que mais se destaca na região [Biro] só consagra o momento feliz que o samba vive no Estado, com festas e eventos em alta, recuperando espaços e o público que estava carente de samba e pagode", declara o diretor da Cruzeiro do Sui e produtor do evento, Israel Avila.
Na entrevista exclusiva ao ABCmais, Marquinho contou a história do samba cujo refrão é utilizado quando uma pessoa não acredita no que alguém disse.
"A música foi criada no Rio de Janeiro, aproveitando o momento político, porque, na época, um candidato prometeu acabar com a violência no Rio. Teve a promessa de acabar com a violência em seis meses e ninguém acabou. A gente acabou colocando isso, fazendo dentro da antítese das frases e ficou até hoje", relembra.
LEIA TAMBÉM: CEO da Climatempo fala sobre instalação de radar após queda de guindaste em morro da região
A letra do samba saiu em uma mesa de restaurante no bairro Botafogo, no Rio, pertinho da gravadora Odeon, onde Sathan iria entrar, mas foi na RCA que a gravação ocorreu. Os sambistas Serginho do Cavaco e Nivaldo Duarte estavam com ele no restaurante.
"A gente estava almoçando e surgiu do nada a expressão. Depois, fomos dissertando a música", relembra. Agora, passadas quatro décadas, Marquinho continua a cantar e ver seu samba na boca de todos. "Eu acho legal a população usar versos da música como jargão porque é exatamente o que acontece", arremata.
Festa promete muito samba
No sábado, samba não faltará na Cruzeiro do Sul. "As pessoas devem apreciar a música. Agora, eu defendo que devam apreciar o samba, porque o samba cura, o samba une, o samba atravessa fronteiras. O samba é o ritmo mais democrático do mundo. Entendeu? Você está no samba, você está feliz", defende Marquinho.
Na quadra, o sambista destaca que será um show especial para a cidade e para o aniversário de Biro. "É muito legal fazer essa roda de samba e saber que a rapaziada curte o nosso samba, que podemos estar mostrando nosso trabalho. Estou fazendo 50 anos de carreira, lançando EP daqui a 20 a 30 dias, com músicas autorais e de compositores renomados", acrescenta.
PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa, volta do frio e até neve no RS; o que você precisa saber nos próximos dias
Marquinho antecipa que o público pode esperar uma festa da melhor qualidade no aniversário de Nego Biro, que contará ainda com a participação de outros grupos.
"Chegar a 50 anos cantando samba só me engrandece. É sinal de que traçamos um caminho direitinho, deixando assim um legado de melhor qualidade, porque se as pessoas abraçam nosso trabalho, músicas, nossas composições, é porque há um respeito. Houve da minha parte também um respeito grande com o público, um respeito em confeccionar os trabalhos e disciplina. Sempre foi muito importante manter essa vitalidade musical até hoje", acrescenta o sambista.
Quem estará na quadra
Marquinho Sathan estará com Charles Alemão, Serginho do Cavaco e Diogo Cunha em sua banda. Na torcida para a 'garotada', que está chegando no samba, o sambista salgueirense diz que está acompanhando os passos e pronto para orientar na medida do possível.
PROMOÇÕES: Lojistas começam a liquidar coleções de inverno com até 50% de desconto na região
Junior Paixão, Pagode do Brilha, Pagode do Biro, Renan Ludwig, Wandynho S.O.S, Cezinha e Dj Cassinho são as atrações do evento realizado por Pagode do Biro e Israel Avila Produções com apoio da Cruzeiro do Sul.
Ingressos antecipados podem ser garantidos pelo WhatsApp (51) 99278-8880 e custam R$ 30. Na hora, serão vendidos a R$ 40.