Após curto período de instabilidade, os gaúchos devem se preparar para queda de temperatura no Rio Grande do Sul. Isso, porque, segundo a MetSul Meteorologia, afirma que a terça-feira (30) começará com muito frio, com marcas até abaixo de zero, embora o sol apareça no território gaúcho e eleve os termômetros no período da tarde.
De acordo com os especialistas, uma massa de ar seco e frio cobre o Estado nesta terça, associada a um centro de alta pressão atmosférica que no começo do dia estará sobre o Uruguai e que a tarde vai estar sobre o Oceano Atlântico, a leste do RS. Com isso, a presença do sol será garantida no território gaúcho.
Leia mais: OLIMPÍADAS 2024: Confira a agenda completa desta terça-feira e saiba onde assistir
No entanto, parte do Estado ainda deve ter nuvens junto com o sol, mas em alguma localidades são esperados amplos períodos de céu claro. Conforme a MetSul, o tempo aberto da madrugada com vento calmo e ar seco proporcionrá resfriamento no oeste e no sul gaúcho, com muito frio ao amanhecer.
O prognóstico indica marcas perto de 0ºC e negativas em diferentes pontos da fronteira com o Uruguai, na Campanha e no sul gaúcho. Porém, no decorrer do dia a temperatura se elevará rapidamente com a presença do sol e durante a tarde a sensação fica mais amena, com marcas entre 16ºC e 19ºC na maioria das cidades gaúchas. No noroeste, as máximas podem superar 20ºC.
Temperaturas na região
A MetSul destaca que a nebulosidade diminui e o sol predomina nesta terça, especialmente na Grande Porto Alegre, onde o deve haver períodos de céu claro. O dia começa e termina com frio, porém a tarde a tendência é de marcas mais amenas e não tão baixas quanto no domingo (28).
Veja também: BR-116: Saiba onde serão instalados 12 novos radares na região
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana a temperatura deve oscilar entre 7ºC e 19ºC. Na Serra, as marcas variam entre 4ºC e 16ºC, enquanto na região metropolitana da Capital varia entre 8ºC e 18ºC. Já no litoral norte os termômetros terão registros entre 10ºC e 18ºC.
LEIA TAMBÉM