Os últimos dias foram de temperatura acima da média para o mês de julho no Rio Grande do Sul. Ainda que nesse período o amanhecer foi de marcas amenas e até com neblina mas no decorrer do dia foi registrada elevação térmica, em algumas localidades gaúchas com os registros em torno de 30ºC no período da tarde.
Porém, nos próximos dias a tendência é de que uma massa de ar frio derrube a temperatura no Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, mapas projetam queda das marcas entre domingo (28) e a quarta-feira (31). O prognóstico indica que a incursão de ar frio não será tão intensa como no período entre o fim de junho e começo deste mês.
Confira: FÜR IMMER: Assista ao teaser do documentário que o Grupo Sinos lança na próxima terça
“A massa de ar frio vai trazer temperaturas baixas na primeira metade da semana que vem com marcas que devem cair abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados, no Rio Grande do Sul, e ainda no Planalto Sul Catarinense”, alerta a MetSul. Há possibilidade de formação de geada nessas regiões, especialmente na Campanha e áreas de maior altitude do RS.
Antes da temperatura despencar no território gaúcho, nessa sexta-feira (26) o sol aparece com nuvens. Repetindo os dias anteriores, o amanhecer será com marcas amenas e a tarde será agradável, mas com menos aquecimento.
Leia também: BR-116: Novidade oferece mais noção de espaço aos motoristas no Vale do Sinos; confira
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana a temperatura varia entre 12ºC e 24ºC. Essa máxima se repete no litoral norte, mas por lá a mínima será de 13ºC. Na Serra, os termômetros terão oscilação entre 9ºC e 25ºC e na região metropolitana de Porto Alegre fica entre 13ºC e 23ºC.
A MetSul enfatiza que no sábado (27) o sol aparece com nuvens e não descarta a possibilidade de chuva muito isolada e passageira. O prognóstico indica que no domingo a tendência é mais nuvens por conta da frente fria e a chance de chuva é maior. Com isso, a temperatura se eleva menos.
LEIA TAMBÉM