Depois de colorir as ruas de Ivoti com as cores da bandeira da Alemanha, os festejos de Kerb vão invadir a beira-mar de Nova Tramandaí. A festa típica alemã vai animar os veranistas durante o dia 27 de janeiro, sábado seguinte ao evento na Cidade das Flores, das 10 às 18 horas.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O encontro ocorrerá na guarita 160 e promete muita animação. Com bandinha típica e cerca de 4 mil espetinhos de churrasco solidário doados aos veranistas, trabalhadores ambulantes e prestadores de serviço, além de promover a comemoração entre famílias ivotienses e de outras cidades. Também haverá venda de chope.
Realizado há cerca de 10 anos no litoral, o evento ocorre uma semana após o Kerb in Ivoti. Com participação do prefeito Martin Kalkmann, o chamado “Re-Kerb” é organizado pela iniciativa privada e conta com o apoio da prefeitura de Ivoti.
O Re-Kerb no litoral proporciona que os moradores de Ivoti que costumam permanecer na praia durante o mês de janeiro também possam vivenciar a festividade.
A distribuição dos espetinhos na beira-mar de Nova Tramandaí é uma forma de agradecimento aos trabalhadores que atuam para proporcionar o lazer seguro para os veranistas, tanto os vendedores ambulantes como os guarda-vidas.
Amigos organizam
A festança é realizada por um grupo de amigos que curte o veraneio em Nova Tramandaí. Graças a doações e ao trabalho voluntário de várias pessoas, ocorre a distribuição dos petiscos de carne e também de cucas, além de animação musical. E o clima da festa típica germânica toma conta do público, com direito até a dança da Polonaise na beira do mar. A movimentação chama a atenção dos demais veranistas e muitas famílias costumam se agregar às comemorações.
Ambulantes, agentes de segurança e crianças
Tudo é muito bem organizado e muita gente aguarda pela festa. A distribuição dos espetinhos e fatias de cucas obedece uma ordem. A prioridade é para ambulantes e vendedores que estão trabalhando na praia, além de crianças e agentes da segurança (guarda-vidas e policiais militares). Depois deles, o público em geral também será contemplado.
Como a ação ocorre há anos, existe gente que já sabe como funciona. Enquanto a estrutura de churrasqueiras portáteis e gazebos é montada pela manhã, uma fila geralmente já começa a ser formada nas imediações.
A ideia de promover a festa surgiu da conversa entre dois compadres. Desde então, a cada ano mais pessoas se somaram à mobilização e novidades foram acrescentadas à programação.
LEIA TAMBÉM