Grupo Sinos 360 I Conteúdo especial
Com as transformações constantes da sociedade, os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nas casas das famílias e, inclusive, nas salas de aula. A tecnologia educacional já é uma realidade e pode, sim, ser utilizada de maneira pedagógica, possibilitando a integração e troca entre os alunos.
Nas turmas de ensino médio do Serviço Social da Indústria (Sesi), a tecnologia é um dos pilares da proposta pedagógica. A metodologia da escola busca o desenvolvimento integral dos estudantes utilizando a abordagem STEAM (sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia. Engenharia e Matemática). Essa promove competências tecnológicas, culturais, cognitivas e socioemocionais entre os jovens. Ou seja, trata-se de um espaço que proporciona a integração de práticas inovadoras ao dia a dia da sala de aula, visando a formação de cidadãos e profissionais participantes e protagonistas.
É por meio de projetos práticos que os alunos do Ensino Médio Sesi são introduzidos e incentivados a descobrir, criar e inovar de maneira colaborativa, além de também serem despertados para se desenvolverem com autonomia.
O conhecimento obtido é aplicado na prática através de salas ambiente, específicas para cada área de ensino e que contribuem para que os estudantes possam explorar suas ideias. Somado a isso, esses espaços são equipados com mesas articuláveis, permitindo, assim, a união em grupos de trabalho para debates e trocas de conhecimento.
Além das áreas de Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, a escola tem como diferencial uma infraestrutura para Teatro e Música. A Robótica também está presente no currículo e todos os alunos têm à disposição o espaço FabLearn para desenvolvimento e execução de projetos integrados.
Contemplando essas múltiplas áreas do conhecimento, o Ensino Médio Sesi desenvolve nos jovens estudantes competências e habilidades essenciais para o futuro deles em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador.
LEIA TAMBÉM
Processo seletivo para o Ensino Médio Sesi
Para ingressar neste espaço transformador, os estudantes precisam ter o ensino fundamental completo, idade entre 13 e 15 anos e aprovação no processo seletivo, que ainda possui vagas remanescentes. O processo ocorre com agendamento pelo site www.sesirs.org.br ou presencialmente na Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan. A instituição está localizada na Rua Alberto Scherer, nº 743, em São Leopoldo. Consulte o edital no site.
- Categorias
- Tags